VOLTAR

Quelônios, madeira irregular e carvão vegetal são apreendidos em rodovia do AM

Acrítica - acritica.uol.com.br
22 de Mar de 2013

Cinco pessoas foram detidas nesta sexta-feira (22) pela manhã, em ações distintas do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAMB), por crimes ambientais, referentes ao transporte de 1,8 toneladas de carvão vegetal; 15 metros cúbicos de madeira, além de dois quelônios. As abordagens ocorreram no quilômetro 50, da rodovia Manoel Urbano (AM-070), que liga Manaus ao município de Manacapuru.

Todo o material apreendido estava sendo trazido para Manaus, onde seria comercializado.

Durante abordagem a um veículo modelo Strada, o condutor transportava dois quelônios. Como não dispunha dos documentos que comprovavam a origem dos animais e os lacres do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama), o motorista foi detido e encaminhado à Delegacia Especializada em Meio Ambiente (Dema), onde assinaria um Termo Circunstacial de Ocorrência (TCO), sendo liberado em seguida.

Uma carga contendo 400 sacos de carvão vegetal, sem o Documento de Origem Florestal (DOF), foi encontrada em um veículo modelo Kombi, cujo motorista também foi encaminhado à Dema.

Outros 20 sacos de carvão vegetal, de 50 kg cada, também foram encontrados em um veículo modelo Saveiro. Assim como na apreensão anterior de carvão, o condutor da Saveiro não dispunha do DOF.

A última das abordagens se deu em um caminhão baú que transportava os 15 metros cúbicos de madeira cerrada.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Manaus-Amazonas-Amazonia-DEMA-Batal…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.