VOLTAR

Queimadas na Amazônia foram responsáveis por aumento de 25% na internação de indígenas, diz levantamento

O Globo online - https://oglobo.globo.com/
26 de Ago de 2020

Queimadas na Amazônia foram responsáveis por aumento de 25% na internação de indígenas, diz levantamento

Previsão de estudo do Instituto Socioambiental (ISA) é de que 2020 registre ainda mais incêndios

Carolina Mazzi

As queimadas na Amazônia Legal foram responsáveis pelo aumento em 25% das internações por problemas respiratórios em indígenas da região nos últimos dez anos, aponta pesquisa do Instituto Socioambiental (ISA). E a situação pode ser ainda pior este ano, alertam os pesquisadores. Segundo Antonio Oviedo, um dos autores, durante a temporada de seca da região, que começou este mês e termina em outubro, condições externas vão contribuir para a intensificação dos incêndios, o que deve impactar a saúde dos indígenas ainda mais:

- Já se vê, até agora, uma intensificação das queimadas. E há fatores que vão ser adicionados na conta, como a temperatura do Oceano Atlântico, que encontra-se acima da média histórica, o que tende a ampliar a seca, potencializando os focos de incêndio. A falta de fiscalização que estamos observando nos últimos meses também vai contribuir para que queimadas ilegais aconteçam em maior número e impunemente.

A taxa de mortalidade da população indígena na região pelo coronavírus é 1,5 vez maior do que a média nacional, aponta o especialista. Com isso, o cenário de crescimento no desmatamento, em plena crise de saúde, é "muito complicado":

- Aumento das queimadas em plena pandemia é fator extremamente preocupante. As internações em decorrência das queimadas, além de serem causadas por doenças que são fatores de risco para o agravamento da Covid-19, podem saturar ainda mais os hospitais públicos.

O fogo das queimadas libera "material particulado fino" (PM2.5), que é facilmente inalável e penetra no trato respiratório, atingindo alvéolos pulmonares e bronquíolos, causando diversas complicações.

- Embora seja chamada de partícula, a PM2.5 tem uma capacidade de penetrar profundamente no pulmão. Isso causa um processo inflamatório, um efeito sistêmico, dor de cabeça, dor no corpo, todos sintomas de uma infecção respiratória - explica Sandra Hacon, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O estudo analisou dados de 2010 até 2019 comparando o número de internações por problemas respiratórios (asma, pneumonia, influenza, bronquite e bronquiolite agudas) nos períodos de chuva (maio, junho e julho) com os de seca (agosto, setembro e outubro).

A média das internações em 10 anos subiu de 0,99 por mil/hab, nos períodos de chuva, para 1,32 por mil/hab, nos períodos de seca, entre pessoas acima de 49 anos.

Na mesma base de comparação, para crianças até cinco anos, a média de internacões subiu de 4,16 por mil/hab para 5,54 por mil/hab.

Internações em 2019 foram as piores da série histórica
A taxa de internação em 2019 foi a mais alta da série histórica para a população indígena maior que 49 anos e a segunda maior alta nas internações da população indígena em idade inferior a 5 anos. Parte deste índice pode ser explicado, segundo Oviedo, pelas queimadas promovidas por fazendeiros em Novo Progresso (PA): o nível identificado no dia 12/8/2019, dois dias depois do que ficou conhecido como "Dia do Fogo", foi 23 vezes maior do que o recomendado pela OMS.

PUBLICIDADE

Um outro relatório, divulgado nesta quarta, também mostra o impacto das queimadas na saúde da população em toda a região no ano passado. Os resíduos das fumaças foram responsáveis por 2.195 internações hospitalares por doenças respiratórias, quase 500 envolvendo crianças.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) ainda não respondeu aos questionamentos da reportagem.

Os dados do número de internações são do Sistema Único de Sáude (SUS). As doenças avaliadas foram asma, pneumonia, influenza, bronquite aguda, bronquiolite aguda e outras infecções agudas das vias aéreas superiores, nas populações acima de 49 anos e abaixo de cinco.

Os índices de concentração de PM2.5 foram coletados pelo Sistema de Informações Ambientais Integrado à Saúde (SISAM) ,e os focos de incêndio e áreas desmatadas foram obtidos no Prodes e do BD Queimadas, ambos do Inpe.

O Globo, 27/08/2020

https://oglobo.globo.com/sociedade/queimadas-na-amazonia-foram-responsa…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.