VOLTAR

Quartieiro acusa governador de compra de votos em Pacaraima

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
20 de Out de 2008

O prefeito de do município de Pacaraima, Paulo César Quartieiro, foi um dos entrevistados do programa Agenda da Semana, da Rádio Folha 1020, apresentado pelo economista Getulio Cruz. Na entrevista, Quartieiro acusou o governador de Roraima, José de Anchieta Júnior (PSDB), de abuso de poder e compra de votos nas eleições municipais, ocorridas no último dia 05 de outubro, que culminou com a sua derrota a prefeitura daquela localidade.

Ele também acusou as Polícias Federal, Civil, Militar, a Funai (Fundação Nacional do Índio), Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis) e Ongs (Organizações Não-Governamentais) estrangeiras, de estarem em condições de adversário nas eleições.

"O que mais me deixou espantado foi a participação do governador, que colocou seus interesses acima do Estado. Com isso, usaram dinheiro público para me derrubar nas eleições", comentou o prefeito, informando que o deputado federal Márcio Junqueira foi o único parlamentar que deu apoio com a sua candidatura.

Quartieiro comentou que membros da Funai estavam fazendo boca-de-urna no dia das eleições e que dois dias antes do pleito, o governador José de Anchieta estava em Pacaraima para um reunião com lideranças políticas daquele local, o acusando de armar um esquema de compra de votos.

"O governador cometeu um crime muito grave e principalmente desqualificou instituições que eram para ser de respeito e que deveriam ter a função de respaldar os interesses da população. Ao contrário de nós, que não usamos nenhum tipo de recurso da Prefeitura de Pacaraima para vencer as eleições. Muito pelo contrário, encontrou uma humilde e pequena Prefeitura, que não fez uso da máquina administrativa para ganhar as eleições", acusou.

Segundo ele, a população de Pacaraima está perplexa com o que ocorreu nessas eleições. "Agora não tenho dúvidas que o município se tornou o símbolo da resistência política, quer definitivamente acabar com a soberania nacional e não querem saber dos interesses de um povo", lamentou, acusando o governo do Estado de gastar um milhão e setecentos mil reais em compra de votos.

O prefeito disse que quer que as autoridades competentes tomem as providências necessárias com relação ao caso. "É um absurdo o que ocorreu em Pacaraima. Nunca se viu tantas notas de R$ 100,00 seqüenciadas nas mãos de índios. É importante que os órgãos competentes investiguem esse caso e puna essas pessoas", concluiu Quartieiro.

GOVERNO - Em nota enviada a Folha, o governador José de Anchieta disse que Quartiero "precisa calçar as sandálias da humildade. Ele perdeu a eleição para a sua arrogância, para a sua truculência, para a sua incapacidade de administrar o município de Pacaraima, que se encontra abandonado", declarou em nota, afirmando acreditar que o povo de Pacaraima viverá dias melhores com a união do trabalho da Prefeitura e do Governo do Estado.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.