VOLTAR

PV recorrerá contra transgênicos

OESP, Nacional, p. A12
19 de Out de 2004

PV recorrerá contra transgênicos
Líder quer derrubar MP, por falta de estudo de impacto ambiental

Gilse Guedes
Brasília

O líder do PV na Câmara, Edson Duarte (BA), anunciou que vai entrar hoje com ação direta de inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal (STF) para anular a medida provisória que liberou a produção e comercialização da soja geneticamente modificada na safra 2004/2005. A MP foi editada na quinta-feira.
Na ação, o PV argumenta que a liberação ocorreu sem a realização de estudo de impacto ambiental. "Os estudos sobre supostos prejuízos ao meio ambiente com plantação de soja transgênica não foram feitos, portanto a MP é inconstitucional", afirmou Duarte. "A Lei de Biossegurança tem de ser aprovada pelo Congresso e entrar em vigor para depois pensarmos em tomar decisões em benefício de interesses econômicos."
Ele criticou o presidente Lula, dizendo que assinou a MP por pressão da bancada ruralista. "Então quer dizer que toda vez que o governo for pressionado para liberar organismos geneticamente modificados vamos ter MPs?", reclamou. "Vejo que neste momento há uma verdadeira campanha contra o licenciamento ambiental. Até mesmo alguns ministros estão dando declarações criticando este instrumento."
Ontem, a Secretaria da Agricultura do Paraná informou que barrou um caminhão que entrou no Estado com 14 toneladas de sementes ilegais de soja transgênica. Segundo a secretaria, a soja era transportada por um caminhão com placa de Nonoai (RS). O caminhão foi lacrado e obrigado a retornar à cidade de origem.
Fiscais da Divisão de Defesa e Sanidade Vegetal interceptaram o caminhão e teste imunocromatográfico feito em amostras das sementes apontou transgenia. A carga estava acompanhada de nota fiscal e atestado de garantia de semente fiscalizada. "Estranhamos o material não ter laudo negativo para transgenia, que é exigido de toda semente que entra no território paranaense", contou o fiscal da regional de Pato Branco, Rudmar Luiz Pereira dos Santos. Colaborou: Evandro Fadel.

OESP, 19/10/2004, Nacional, p. A12

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.