VOLTAR

PT tenta convencer Marina a não aceitar convite do PV

O Globo, O País, p. 11
06 de Ago de 2009

PT tenta convencer Marina a não aceitar convite do PV
Temor é que ela cresça nacionalmente, com apoio da oposição, como ocorreu com Gabeira no Rio

Dirigentes, parlamentares e integrantes do governo federal ligados ao PT passaram o dia de ontem telefonando para a senadora Marina Silva (PT-AC) tentando demovê-la da ideia de se filiar ao PV e se candidatar à Presidência. Petistas temem que ela repita, em nível nacional, o que aconteceu com o deputado Fernando Gabeira (PV-RJ), que deixou o PT para se tornar uma força política no Rio com apoio dos partidos de oposição ao governo Lula.

- O risco é se repetir com a Marina o que aconteceu com o Gabeira no Rio. Ele cresceu com o apoio da direita - disse Joaquim Soriano, integrante do diretório nacional do PT.

Ontem, sob o comando do presidente do partido, Ricardo Berzoini, líderes petistas, inclusive ministros do governo Lula, bombardearam a senadora acreana de telefonemas tentando convencê-la a ficar no PT. O governo também estaria trabalhando pela permanência dela.

O ministro da Justiça, Tarso Genro, teria feito contatos para que ela desista da ideia.

Marina reafirmou ontem que estuda o convite do PV.

- A questão de concorrer a qualquer que seja a disputa eleitoral não vem primeiro. O que estou avaliando é a visão de país e de mundo. É evidente que o PV me fez um convite para mudar de partido e para uma possível candidatura, mas a minha avaliação envolve a ideia de que o Brasil está mais do que maduro para assumir estrategicamente a questão do desenvolvimento sustentável - disse ela

O Globo, 06/08/2009, O País, p. 11

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.