VOLTAR

Próxima safra deve ser maior

CB, Economia, p. 14
03 de Set de 2004

Próxima safra deve ser maior

As estimativas para a safra de grãos 2003/04 vêm caindo, mas a atual, que está sendo plantada, poderá ser recorde. O novo levantamento da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) para a safra que está sendo colhida indica produção de 119,3 milhões de toneladas de grãos e algodão. Em junho, a perspectiva era de colheita de 119,415 milhões de toneladas. Este levantamento, o sexto para o ano-safra, é 3,14% menor que o da safra 2002/03, quando a produção total foi de 123 168 milhões de toneladas.
O clima adverso nas regiões produtoras e a ferrugem da soja fizeram a Conab reduzir suas projeções. Em outubro, quando foi divulgada a primeira estimativa de intenção de plantio, a expectativa era de colheita entre 124,417 milhões e 127,741 milhões de toneladas. Apesar dos números ruins da safra passada, o presidente da Conab, Luís Carlos Guedes Pinto, estimou que a área plantada na safra 2004/05 deve crescer entre 1 milhão e 1,5 milhão de hectares. Em condições climáticas ideais, a produção deve superar 130 milhões de toneladas. Os primeiros números da Conab para a atual safra devem ser divulgados no dia 21 de outubro.
Guedes Pinto divulgou a perspectiva considerando as vendas de máquinas agrícolas e fertilizantes no período de janeiro a junho. De acordo com o presidente da estatal, nos seis primeiros meses do ano foram comercializados 8,122 milhões de toneladas de fertilizantes, contra 7,812 milhões em igual período do ano passado. As vendas de máquinas agrícolas somaram, no acumulado do período, 33.561 unidades, contra 26.948 unidades em igual período do ano passado.
Guedes Pinto disse que a soja deve responder pela maior parte da expansão na área plantada. ''Os novos plantios deverão ser feitos em áreas de pastagens degradadas e em terras que estão em repouso'', afirmou. Segundo ele, há espaço para aumento do cultivo em Tocantins, oeste da Bahia, sul do Piauí, sul do Maranhão, no Pará e no nordeste do Mato Grosso. ''Com infra-estrutura adequada, o plantio nessas áreas tende a crescer nos próximos anos'', afirmou.
Ainda em relação à safra atual, Guedes Pinto disse que dois fatores limitam um crescimento maior na área cultivada. O primeiro é o aumento dos custos de produção, que subiram, em média, entre 15% e 20% para importantes culturas como soja, algodão e milho. O segundo limitador é a queda nas cotações dos produtos agrícolas. Os preços internacionais estão em média 10% abaixo da cotação do mesmo período do ano passado.
Otimismo
A expansão do cultivo de soja deve ocorrer principalmente em Mato Grosso. No país, a área plantada com a oleaginosa deve somar 22 milhões de hectares, contra 21,243 milhões na safra 2003/04. A produção, estimou Guedes Pinto, deve superar 57,6 milhões de toneladas. ''Num quadro mais otimista, com clima ideal, a produção pode ultrapassar 59 milhões de toneladas'', afirmou.
Em fevereiro, quando ainda não se tinha idéia dos estragos que seriam provocados pela ferrugem asiática, a Conab estimava colheita de 57,1 milhões de toneladas de soja. Ele confirmou a colheita de 49,7 milhões de toneladas de soja no ano-safra 2003/04, contra 52,017 milhões de toneladas em 2002/03.
O presidente da Conab rebateu a estimativa feita pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), que apontou colheita de 65 milhões de toneladas de soja na próxima safra brasileira. ''Só será possível saber o tamanho da safra em outubro, depois das visitas de campo'', disse. Técnicos da Conab iniciam o primeiro levantamento de intenção de plantio no início do mês que vem.

CB, 03/09/2004, Economia, p. 14

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.