VOLTAR

Protocolo de Kyoto favorece campo de negocios bilionario

OESP, Vida, p.A20
10 de Dez de 2004

Protocolo de Kyoto favorece campo de negócios bilionário
Nos próximos anos, as empresas dos países que ratificaram o Protocolo de Kyoto terão reduzir as emissões de dióxido de carbono (CO2). Entre 2008 e 2012 essas omissões terão de ser pelo menos 5,2% inferiores às de 1990. Mas a aplicação do acordo, além de diminuir o aquecimento global, criará também um potencial - e bilionário - campo de negócios.
Entre os negócios "climáticos" está a comercialização dos "bônus verdes", os certificados obtidos pelas empresas que reduzam as emissões. Elas poderão vender os bônus às companhias "climaticamente deficitárias". O mercado mundial potencial de bônus, em
2012, seria de US$ 20 bilhões, segundo Sonia Medina, especialista em créditos de carbono da consultoria Ecosecurities, de Londres, que participa da 1 0Conferência das Partes da Convenção-Quadro das ONU sobre Mudanças Climáticas (COP- 10), em Buenos Aires.
Ontem, o Greenpeace apresentou mais um produto para diminuir a poluição: a Greenfreeze, uma geladeira "climaticamente correta" por não usar gases que causam o efeito estufa, além de consumir menos energia. A Greenfreeze não foi patenteada.
Anel Palacios, de Buenos Aires

OESP, 10/12/2004, p. A20

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.