VOLTAR

Protesto no lugar de festa

Jornal do Brasil (Rio de Janeiro - RJ)
21 de Mar de 1999

Diante das comemorações da data de 500 anos da chegada portuguesa ao Brasil, índios de diversas regiões do país organizam a Conferência Indígena, com o lema "500 anos, nada a comemorar", como atividade alternativa. Sabá Manchineri afirmou o sentimento de não serem representados nem consultados pelos organizadores oficiais das comemorações. O macuxi Jerônimo Pereira da Silva, em concordância com essa afirmação, resumiu o sentimento dos índios da região questionando o caráter das festas, tendo em vista a mortalidade dos índios no país.,
A construção do Memorial do Descobrimento, em Coroa Vermelha, no Sul da Bahia, configurou-se como o mais trabalhoso dos projetos oficiais de comemoração dos 500 anos. Para a realização do Memorial, foram reservados recursos financeiros referentes a indenização de índios e não índios que serão removidos do local.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.