VOLTAR

Protesto em santuário privatizado

Jornal da Tarde
Autor: Marcos Gomes
08 de Fev de 1998

Centenas de pessoas se reuniram na frente de um dos mais impressionantes cartões-postais da Chapada Diamantina: o Morro do Pai Inácio. Os manifestantes protestam contra a "privatização" de um santuário ecológico, pois o acesso ao chapadão, comprado por um empresário, só é permitido mediante o pagamento de ingresso de R$ 3. Além disso, o empresário alargou trilhas, devastando boa parte da vegetação rara existente no local e pretende construir um templo no alto do morro. Ambientalistas querem que o morro seja desapropriado pelo governo da Bahia, tendo como base o valor pago pelo empresário que é de apenas R$ 20 mil.

Região abriga espécies raras em extinção
Além de ser um dos mais belos cartões-postais, o Morro do Pai Inácio abriga raríssimas formas de vida. É o caso das variedades de velósias (canelas-de-ema) ali encontradas, que não passam de dois palmos de altura e possuem caules grossos adaptados para absorver água. A rara paisagem do Morro abriga também espécies raras de orquídeas, cactos, lírios, bromélias, musgos e líquens.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.