VOLTAR

Protesto de integrantes de ocupação quilombola movimenta TJMG

BH AZ- http://www.bhaz.com.br/
29 de Abr de 2014

Uma manifestação organizada por integrantes da Associação Quilombola Brejo dos Crioulos movimenta o entorno da sede do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), na região Central de Belo Horizonte, desde o início da manhã desta terça-feira (29).

O ato, que conta com participação de cerca de 100 pessoas, tem como objetivo acompanhar o julgamento de um recurso que envolve a acusação de cinco quilombolas pela morte de um pistoleiro. O homem morreu, em 2011, durante confronto entre fazendeiros e moradores do Brejo dos Crioulos, que disputam o território localizado na divisa de Varzelândia, Verdelândia e São João da Ponte, no Norte do Estado. Ao todo, cerca de 3 mil pessoas vivem na ocupação.

De acordo com a assessoria do TJMG, um quilombola responde em liberdade, enquanto outros quatro continuam presos acusados de homicídio. O órgão deverá julgar, na tarde desta terça-feira, um recurso apresentado pelo advogado dos suspeitos. A defesa pede nulidade do processo por que considera não existir provas suficientes que comprovem que o grupo assassinou o pistoleiro.

Ainda segundo o TJMG, o protesto dos integrantes da Associação Quilombola acontece de forma pacífica. Os manifestantes estão tocando instrumentos típicos desde que chegaram ao local. A BHTrans não registrou reflexos da movimentação no trânsito.

http://www.bhaz.com.br/protesto-de-integrantes-de-ocupacao-quilombola-m…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.