VOLTAR

Prossegue no Parque Massairo Okamura, curso de capacitação para agentes ambientais

SEMA/MT - www.sema.mt.gov.br
Autor: Maria Barbant/ Duda Torres
05 de Out de 2010

Prevenção e Combate a incêndios florestais, Legislação e Educação Ambiental são os temas que serão abordados nesta terça-feira (05.10), no segundo dia de aulas teóricas do curso de Capacitação para Agentes Ambientais promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) em parceria com a Superintendência da Defesa Civil, Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT). Vinte e oito reeducandos do Centro de Ressocialização de Cuiabá, quatro agentes ambientais e quatro gerentes de parques estaduais participam do curso, que faz parte das ações planejadas para 2011.

O curso teve início nessa segunda-feira (04.10). Até quinta-feira (07.10) acontecerão as aulas teóricas. Na sexta-feira (08.10) será realizada uma aula prática, no Parque Estadual Massairo Okamura, com a demonstração de Técnicas e Táticas de Combate aos incêndios florestais.

Os 28 reeducandos que participam da capacitação foram escolhidos entre um grupo de 1.200 presos que cumprem pena em regime fechado.

As aulas são realizadas no Auditório do Parque Estadual Massairo Okamura, com início às 8h e término às 17h. Com carga horária de 40 horas, os participantes terão direito a certificado, assinado pelos três órgãos envolvidos, Sema, Defesa Civil e Corpo de Bombeiros.

O coordenador do curso, major BM Márcio Paulo da Silva, explicou que o foco da capacitação é o Plano Estadual de Prevenção, Monitoramento, Controle e Combate a Incêndio Florestal para 2011. Por determinação do secretário de Estado do Meio Ambiente, Alexander Torres Maia, a Sema já planeja e dá inicio a execução de algumas ações relacionadas aos incêndios florestais neste ano.

Segundo o major BM Márcio Paulo durante a realização das atividades, ao longo desta semana, os alunos serão avaliados em relação ao desenvolvimento de suas habilidades técnicas nas ações de prevenção e combate aos incêndios florestais. "Após o curso eles estarão aptos a desenvolver ações de prevenção e combate nos parques da Capital". O major destacou ainda a questão da ressocialização dos reeducandos. "Mesmo considerando que este projeto piloto ainda demandará certo tempo para que se tenha uma avaliação final, trata-se de uma oportunidade para os reeducandos", assinalou.

A capacitação também é parte do trabalho de ressocialização visando a inserção social dos reeducandos e a diminuição da reincidência criminal. "Cada atividade será um aprendizado não só da dinâmica de instrução para tornar-se agente ambiental, mas para a vida de cada um deles", salientou o coordenador.

Os participantes que completarem todos os quesitos exigidos do curso de capacitação estarão aptos a realizar a função de agentes ambientais e serão diplomados com certificado que vale em todo o território nacional. Os novos agentes ambientais ficarão aptos inclusive a participar, se necessário, de ações neste ano.

Claiton Magela Simões Duarte, do município de Curvelândia, é produtor rural e cumpre pena em regime fechado em Cuiabá. Segundo ele "o curso está sendo ótimo. É a oportunidade para me reintegrar na sociedade e participar de instrução de combate a incêndios. Fiquei feliz de ser um dos escolhidos entre 1.200 reeducandos".

De acordo com outro produtor rural e reeducando de Cuiabá, José Valente, "esse projeto é muito importante. É muito bom para mim que trabalhava com propriedade rural. É importante para nós que estamos cumprindo pena termos a oportunidade de ressocialização e reintegrar à sociedade".

PROGRAMAÇÃO - Nesta terça-feira (05.10), pela manhã, os participantes irão receber informações sobre prevenção e combate aos incêndios florestais o que irá capacitá-los a identificar, controlar e remover riscos e causas de incêndios. Também irão conhecer os princípios de um plano de prevenção ambiental. Na parte da manhã, eles receberão noções de Legislação Ambiental aplicada aos incêndios florestais. À tarde, a partir das 14h, serão abordados temas relacionados à Educação Ambiental.

Na quarta-feira (06.10), os temas serão Equipamentos, Material e Organização de Pessoal, Emergências e Socorros de Emergências.

No primeiro dia do curso, os temas abordados foram adaptação e ambiental, quando foi realizado um teste de adaptação aos equipamentos e atividades de manuseios e ambientação as atividades relacionadas ao combate aos incêndios florestais, noções básicas e definições, e efeitos do fogo sobre o ecossistema.

http://www.sema.mt.gov.br/noticia/mostraManchete.aspx?cod=2961

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.