VOLTAR

Proposta faz Brasil retroceder aos anos 70

FSP, Cotidiano, p. C1
Autor: ANGELO, Claudio
11 de Set de 2009

Proposta faz Brasil retroceder aos anos 70

Claudio Angelo
Editor de Ciência

O físico austríaco Wolfgang Pauli costumava rejeitar ideias absurdas com uma frase que ficou famosa: "Isto não está certo. Não está nem sequer errado". O mesmo pode ser dito da proposta de liberar carros de passeio a diesel no Brasil.

Neste momento, o país -ou pelo menos a sociedade civil- se esforça justamente para caminhar no sentido oposto: contra o lobby das montadoras e da Petrobras, tenta reduzir a poluição do ar causada pelo diesel de ônibus e caminhões.

E o Conselho Nacional do Meio Ambiente acaba de determinar que a poluição dos utilitários a diesel seja reduzida em 33% a partir de 2013.

Injetar um número ainda incerto de novos veículos a diesel na frota anularia a medida, com a consequência previsível do aumento nas mortes (quase 20 por dia hoje só na Grande São Paulo) por essa poluição.

Ruim para a saúde, ruim para o planeta. O diesel emite muito mais gás carbônico (o principal gás de efeito estufa) do que o álcool. Hoje, virtualmente todos os veículos novos fabricados no país são flex. Mas, paradoxalmente, as emissões brasileiras no setor de transportes cresceram 56% entre 1994 e 2007 -enquanto o PIB cresceu 45%.

O que provavelmente ocorreu foi que o aumento da frota de caminhões e utilitários anulou também o benefício do flex.

Num momento em que o governo tenta exportar o álcool como bala mágica contra o aquecimento global, ficaria difícil explicar uma decisão doméstica de retroceder aos anos 1970 e abraçar o diesel -um combustível fóssil até no nome.

FSP, 11/09/2009, Cotidiano, p. C1

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.