VOLTAR

Projetos vão beneficiar índios Metuktire

Site da Funai
Autor: Léia Metre
18 de Set de 2002

Projetos de criação de abelhas nativas sem ferrão e implantação de viveiro de mudas para formar quintais multiuso vão beneficiar cerca de 400 índios da Aldeia Metuktire, da Terra Indígena Kapoto - Jarina, no Mato Grosso. Nos quintais serão plantadas fruteiras regionais como cupuaçu, açaí, ingá, pequi, graviola, bacaba, pupunha, e outras exóticas - não originárias da região - como laranja, abacate e manga. As mudas serão formadas a partir de material encontrado nas matas da terra indígena.

Com a conclusão dos projetos, que estão sendo elaborados pelo Departamento de Desenvolvimento Comunitário - Dedc, da Funai, será firmado um convênio entre o órgão indigenista, o Instituto Raoni e Ministério da Agricultura (MA), que vai liberar R$ 50 mil para sua implantação. A Funai arcará com as despesas referentes aos cursos destinados a capacitar os índios para criar abelhas e produzir mudas de plantas alimentares, medicinais e aquelas utilizadas na confecção de artesanato.

A Funai espera estimular o uso dos recursos naturais disponíveis na Terra indígena Kapoto - Jarina, com atividades de baixo impacto ambiental e étnico. Além de reforçar a dieta alimentar dos índios, a produção de mel vai gerar renda para a comunidade indígena, decorrente da comercialização do produto e de seus derivados. (

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.