VOLTAR

Projeto vai alfabetizar índios surdos em Dourados

Campo Grande News-Campo Grande-MS
Autor: Helio de Freitas
23 de Jun de 2005

A Prefeitura de Dourados está elaborando um projeto de formação de professores para alfabetizar os alunos índios surdos. Segundo a Agência de Comunicação da prefeitura, na quarta-feira a representante da Federação Nacional de Educação e Integração, Shirley Vilhalva, esteve em Dourados para tirar dúvidas das equipes de Educação Especial e Educação Indígena da Secretaria Municipal de Educação e dos coordenadores e professores das escolas das aldeias indígenas de Dourados.
Segundo a assessoria da prefeitura, Dourados foi escolhida pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade para ser o pólo de Mato Grosso do Sul no projeto de formação de professores. Dourados tem três aldeias e população indígena de cerca de 11 mil pessoas.
Elza Pedroso, que será uma das coordenadoras do programa, a equipe responsável em elaborar o projeto fará um estudo aprofundado da cultura indígena local para construir uma linguagem de sinais regionalizada. Segundo ela, não será uma língua de sinais imposta, mas construída com base nos sinais já usados pelos índios na comunicação. O projeto vai ser levado para educadores indígenas de outros municípios da região.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.