VOLTAR

Projeto Serra do Mar capacita população em Cubatão

Secretaria do Meio Ambiente - www.ambiente.sp.gov.br
Autor: Lucas Campagna
27 de Out de 2009

Os moradores membros dos grupos gestores dos núcleos habitacionais de Cubatão do Programa de recuperação Socioambiental da Serra do Mar receberam instruções sobre a importância da preservação do meio ambiente. O grupo de mais de 70 pessoas são os representantes dos moradores dos núcleos populacionais Cota 400/500, Cota 200, Cota 95/100, Pinhal do Miranda, Àgua Fria, Pilões e Sítio de Queiroz. Eles participaram de encontros, debates, palestras, onde foram discutidos conceitos de Educação Ambiental, Agenda 21, desenvolvimento sustentável, saúde e meio ambiente, entre outros temas.

O objetivo dessa formação foi fortalecer o processo participativo da população e por meio de noções de práticas socioambientais, sensibilizar os integrantes dos grupos gestores para a preservação da Mata Atlântica. A capacitação foi realizada pela Coordenadoria de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente do Estado de São Paulo - SMA, a Prefeitura de Cubatão, o Núcleo Itutinga/Pilões do Parque Estadual da Serra do Mar e o Centro de Capacitação e Pesquisa em Meio Ambiente - CEPEMA/USP, em parceria com a equipe social da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo - CDHU.

A capacitação foi organizada em módulos. A segunda etapa do trabalho tem previsão para começar no início de 2010, abordando questões do lixo. Para a diretora do Centro de Capacitação da CEA/SMA, Renata Galvão Saraiva, a conscientização e educação ambiental com a comunidade, por meio dos integrantes dos grupos gestores é fundamental. "Eles atuam como agentes multiplicadores desta consciência de preservação ambiental e as diretrizes foram definidas a partir de um diagnóstico participativo realizado com os integrantes dos grupos", afirmou.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.