VOLTAR

Projeto sera votado hoje

CB, Politica, p.6
04 de Fev de 2004

Projeto será votado hoje
Marina Silva consegue mais tempo para negociar mudanças na proposta que trata dos transgênicos e ter controle sobre pesquisas

Da Redação
A falta de uma solução na queda-de-braço entre os ministros do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva adiou para hoje a apresentação e votação do novo relatório da Lei de Biossegurança. A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, jogou pesado na articulação política para derrubar o parecer do deputado Renildo Calheiros (PCdoB-SP). Apesar do impasse, a intenção do governo é votar o texto nesta quarta-feira.   Desde segunda-feira, Marina tem conversado com todos os protagonistas do debate sobre o projeto. Ontem, a ministra procurou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva para pedir a interferência dele na mediação das negociações. Reuniu-se ainda com o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, e com Calheiros no ministério. Já tinha conversado também com o líder do governo na Câmara, Miro Teixeira (sem partido-RJ), e com o líder do PT na Casa, Arlindo Chinaglia (SP).   Com a movimentação da ministra, Renildo Calheiros foi ontem à comissão especial que analisa o assunto, e pediu mais algumas horas para tentar encontrar o pensamento médio da Casa sobre o tema. Afirmou que já havia um acordo no entendimento e na compreensão, mas que ainda era preciso encontrar a redação adequada sobre alguns pontos polêmicos.   Com os parlamentares divididos e a bancada do PT em polvorosa, o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), também avisou que só irá votar o texto quando houver consenso mínimo. Estamos trabalhando para votar um projeto que reflita a maioria absoluta da Câmara e que não deixe gente ferida.   Toda articulação de Marina é para tentar evitar mais uma derrota na questão dos transgênicos. Ela e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rossetto, são contra o item do projeto que trata da emissão de licenciamento para pesquisas com organismos geneticamente modificados.   O texto permite à Comissão Técnica Nacional de Biossegurança (CNTBio), formado por oito integrantes, dar parecer conclusivo sobre as pesquisas. A ministra defende o projeto original do Executivo, enviado com sua bênção. Ao relatar o projeto, porém, o então deputado Aldo Rebelo modificou o texto, com a concordância do ministro-chefe da Casa Civil, José Dirceu.   Apesar das declarações diplomáticas, o governo quer votar o quanto antes a proposta. Calheiros também não deve modificar o texto. Ele pretende apenas fazer um ajuste na redação, concedendo à pasta de Marina Silva o direito de opinar sobre a produção de transgênicos com fim comercial.   Durante discurso ontem, Lula deixou claro que o projeto não será aprovado da forma como o governo o enviou. No Congresso fazemos o que podemos. Nós negociamos até chegar a alguma coisa que não descaracterize a idéia principal do projeto de biossegurança.

CB, 04/02/2004, p. 6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.