VOLTAR

Projeto "Saúde Bucal em Movimento" mobiliza comunidades indígenas no Tocantins


Funasa - http://www.funasa.gov.br/internet/Web%20Funasa/not/not2009/not104.htm
06 de Mar de 2009

A Coordenação Regional da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) no Tocantins promove nos dias 9,10 e 11 deste mês, ações de saúde bucal em parceria com a Funai e o Governo do Estado. O evento atenderá a etnia Xerente, no município de Tocantínia, localizado a cerca de 70 km da capital, Palmas.

O Projeto "Saúde Bucal em Movimento", em conjunto com as Secretarias de Saúde e de Cidadania e Justiça, pretende ampliar o atendimento odontológico nas seis etnias de abrangência do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei/TO), que atende uma população de 9.320 indígenas.

Um dos objetivos do Projeto é auxiliar no combate às patologias que atingem a cavidade bucal, reduzir a incidência de cáries e doenças periodentais nas crianças de 6 a 14 anos, além de gestantes, adultos e idosos.

Dois odontomóveis (unidades móveis) serão disponibilizados pelo o Estado para realização dos procedimentos odontológicos pelas equipes de profissionais de saúde indígena da Funasa. Composta por cerca de 20 especialistas (entre cirurgiões dentistas, auxiliares de cirurgião dentista, técnicos de enfermagem, auxiliares de serviços gerais, educadores em saúde e agente indígena de saúde), a equipe realizará atendimentos clínicos individuais e coletivos, ações de educação em saúde, além da distribuição de escovas, cremes e fios dentais.

O lançamento do Projeto será na aldeia Porteira, a 18 km de Tocantínia, que atenderá as aldeias circunvizinhas durante os três dias do evento.

Segundo o responsável técnico do Programa de Saúde Bucal do Dsei/TO, Jefter Chaves da Luz Mendes, a intenção do Projeto é realizar atividades odontológicas em todas as etnias do Tocantins (Xerente, Apinajé, Javaé, Karajá, Krahô e Krahô Canela), no período de março a junho de 2009, com procedimentos preventivos, curativos e ações educativas, visando reduzir demandas reprimidas e os casos de urgência, bem como contribuir com a manutenção da saúde bucal e na formação de hábitos saudáveis como a escovação.

Segundo o coordenador regional da Funasa em Tocantins, João dos Reis Ribeiro Barros, ações como esta, com a participação de outras instituições, contribuem para melhoria de vida das comunidades indígenas no Estado.

Participam da abertura do evento, as 8 h, na aldeia Porteira, a subsecretária da Secretaria de Cidadania e Justiça e superintendente de Defesa de Direitos Humanos, Dulce Maria Palma Pimentel Furlan, o assessor de assuntos indígenas da Secretaria da Cidadania e Justiça, Evalcy Apinajé, o presidente do Conselho Distrital de Saúde Indígena, Lázaro Xerente, o interlocutor do Controle Social Indígena, Ivan Guarani, o coordenador regional da Funasa, João dos Reis Ribeiro Barros, o chefe do Distrito Sanitário Especial Indígena, Sidney Mariano Brito, representantes da Funai, lideranças indígenas e profissionais de saúde indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.