VOLTAR

Projeto resgata fluência de indígenas na língua puri

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - gov.br/iphan
18 de Abr de 2023

Comandada por membros da etnia Puri: Teyxokawa, iniciativa promove, registra e preserva tradições culturais dos ancestrais, ao mesmo tempo em que insere a cultura puri na contemporaneidade

Publicado em 18/04/2023 15h21 Atualizado em 20/04/2023 09h03

"Pañikeyuñun taheantah / Txo pañike kara / Nat pañike koya / Boase yamoeni man tri " anuncia o canto da língua puri , que traduzido para o por tu guês diz: " Nosso ancestral / Nos vê aqui / Porque nós falamos / Palavra que ele conhece " . A letra sintetiza uma das principais conquistas do Txemim puri , projeto vinculado ao movimento organizado indígena Teyxokawa pur i : o reestabelecimento da língua p uri fluente a nível de conversação entre indígenas, e o consequente fortalecimento da identidade, memória e cultura desta etnia a partir da reapr opriação d a língua de seus ancestrais . A língua, assim como a etnia de mesmo nome, há algumas décadas foi oficialmente c onsiderada extinta.

Vencedor do Prêmio Rodrigo 2022 na Categoria 1 - Pessoas Físicas, o projeto construiu uma trajetória que coleciona êxitos, tais como: retomada d o uso de grafismos corporais ancestrais e criação de grafismos contemporâneos; publ icação com acesso gratuito d o 1o vocabulário de autoria puri ; inse rção d o idioma puri no cenário musical indígena nacional ; e lan çamento do primeiro curta feito pelos indígenas puri , divulgado ampla e gratuita mente pela Secretaria de Cultura da cidade de São Paulo.E quem melhor para tratar da sua identidade do que os próprios indígenas? Para garantir o protagonismo nas ações, todos os integrantes do projeto são da etnia P uri : Teyxokawa . A iniciativa deu os pass os iniciais em 2018 e, desde então, atua na promoção, no registro e na preservação das tradições culturais p uri . Nesse contexto, r etomar a língua é voltar par a si mesmo, tr açar um caminho de retorno às origens . M as também é reivindicar o reconhecimento da etnia na formação e atualidade da sociedade brasileira .

"Nós, indígenas, precisamos combater diariamente a abordagem do senso comum que nos posiciona como seres do passado, inexistentes no presente. A invisibilidade sobre nossas h istórias e c ulturas em meio à sociedade brasileira e suas ausências nos ambientes de ensino contribui para o racismo e estereótipos a nosso respeito, e par a a geração de pessoas não conscientes da natureza sistêmica da vida e, por consequência, de pessoas nocivas à Mãe Terra e à vida como um todo" , reflete Txâma Xambé Puri Teyxokawa , uma das responsáveis pelo projeto.

O Txemim puri adota uma perspectiva pedagógica que contempla a educação voltada para as relações étnico-raciais. Assim , alinha-se aos objetivos traçados na lei 11.645/2008 , que determina o ensino nas escolas da história e da cultura dos variados povos indígenas , bem como da cultura afro-brasileira .

Os puri são uma etnia dispersa no território, especialmente na região Sudeste do Brasil. Por isso, a experiência coletiva da cultura e da língua entre os membros começou a se deslocar para o Grupo de Estudo Kwaytikindo . Esse braço do projeto Txemim puri consiste em um espaço online para o ensino da língua , cujo material didático e metodologia são desenvolvidos pelos próprios indígenas. Entre as atividades, o g rupo faz análises entre a oralidade p uri contemporânea e os registros do século XIX .

Nesse âmbito, o s kanaremunde (cantos rituais) e os gangre (cantos não rituais) constituem vias pedagógicas para o aprendizado conduzido pelos arte-educadores da etnia . É a arte como instrumento para transmi tir conhecimentos, reforç ar ident idade s, e engendrar processos de reflexão histórica. Como diz uma das canções pu ri , " Ndond , ndl'ono " : " Curar, cantar " .

Realizado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Prêmio Rodrigo tem como objetivo valorizar e promover ações que atuam na preservação dos bens culturais do Brasil. Em 2022, teve como tema a Sustentabilidade Socioeconômica do Patrimônio Cultural e foram escolhidos 10 projetos vencedores.

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Daniela Reis - daniela.reis@iphan.gov.br

www.gov.br/iphan
www.instagram.com/iphangovbr/
www.facebook.com/IphanGovBr | www.twitter.com/IphanGovBr
www.youtube.com/IphanGovBr

Categoria
Cultura, Artes, História e Esportes

https://www.gov.br/iphan/pt-br/assuntos/noticias/projeto-resgata-fluenc…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.