VOLTAR

Projeto que cria dez Estados pode sair da gaveta

OESP, Nacional, p. A6
22 de Mar de 2005

Projeto que cria dez Estados pode sair da gaveta

Marcelo de Moraes

Depois de ser surpreendido pela aprovação de projetos que ampliam os gastos públicos, o governo poderá ver nos próximos dias a Câmara começar a votar até mesmo a mudança do mapa do Brasil. Aproveitando o desengavetamento de projetos proporcionado pela administração do deputado Severino Cavalcanti (PP-PE) no comando da Câmara, a Comissão da Amazônia colocou na sua pauta de votações da sessão de amanhã projetos que estabelecem plebiscitos para a criação de nada menos do que dez novos Estados e um território.
As propostas incluem plebiscitos para o fatiamento dos Estados do Pará, Amazonas, Mato Grosso e Amapá. Projeto de Decreto Legislativo 1217/04, do deputado José Roberto Arruda (PFL-DF), prevê a realização de plebiscito no Mato Grosso para a criação dos Estados de Aripuanã e do Araguaia. No Pará, os plebiscitos discutirão a criação dos Estados de Xingu, de Tapajós e de Carajás. Já no Amazonas, serão discutidas a criação dos Estados do Rio Negro, de Solimões, do Uirapuru, do Madeira e Juruá.
Outro projeto, de autoria do deputado Benedito Dias (PP-AP), cria o Território de Marajó, englobando a área correspondente a Ilha de Marajó.
A proposta já recebeu parecer favorável dentro da Comissão da Amazônia do deputado Davi Alcolumbre (PDT-AP).

OESP, 22/03/2005, Nacional, p. A6

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.