VOLTAR

Projeto qualificará indígenas da Costa do Descobrimento

Radar64 (BA) - http://radar64.com/ler.php?doc=7359
22 de Fev de 2010

COROA VERMELHA - Nesta sexta-feira (26), a partir das 17 horas, acontece no Centro Cultural do Comércio Indígena Pataxó de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália, o lançamento do Projeto "Juventude Pataxó - Inclusão Sócio-Produtiva de Jovens Baianos da Etnia Pataxó da Costa do Descobrimento".

Esta iniciativa, objeto de convênio celebrado entre a Associação de Mulheres em Ação (MEA) e o Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate a Pobreza (SEDES), visa qualificar profissionalmente 300 jovens baianos da etnia Pataxó das Aldeias Indígenas de Coroa Vermelha, em Santa Cruz Cabrália e de Aldeia Velha, em Porto Seguro, através de cursos nas mais diversas áreas, além de promover oficinas pedagógicas-artístico-culturais; orientação psicossocial e ações juvenis comunitárias.

PERFIL E BENEFICIO - Para ingressar no projeto os indígenas precisam atender ao seguinte perfil: possuir entre 16 e 24 anos; estar matriculado na rede pública de ensino; ser oriundo de família com renda mensal per capita inferior a meio salário mínimo e cadastrada no Programa Bolsa Família; ser egresso do Programa Agente Jovem de Desenvolvimento; não estar fazendo estágio regular, nem tenha emprego formal ou informal; não seja beneficiário de outro programa governamental para a juventude que vise auxilio financeiro. Além dos cursos de qualificação profissional oferecidos pelo projeto, os jovens atendidos também serão beneficiados por uma Bolsa Auxílio de R$ 65,00 (sessenta e cinco reais), durante dez meses, recebida diretamente em qualquer agência do Banco do Brasil.

DEMANDA - A qualificação profissional de jovens indígenas é a realização de um antigo sonho das Aldeias Pataxó de Coroa Vermelha e Aldeia Velha. Por estarem numa região turística, estes jovens encontram grande dificuldade no ingresso ao mercado de trabalho por falta de qualificação profissional. Segundo estimativas da Fundação Nacional do Índio (FUNAI), de 2008, aproximadamente 25% do contingente populacional das comunidades indígenas de Coroa Vermelha e Aldeia Velha é formado por jovens na faixa etária que será atendida pelo projeto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.