VOLTAR

Projeto prevê aterro sanitário dentro de parque

O Globo, Rio, p. 18
05 de Dez de 2003

Projeto prevê aterro sanitário dentro de parque

Maria Elisa Alves

Um projeto de lei do deputado Paulo Ramos prevê a criação de um aterro sanitário no Parque estadual da Serra da Tiririca, em Niterói. Pela proposta, uma área de cerca de 12 quilômetros quadrados deixaria de ser considerada de proteção ambiental para poder abrigar o aterro. O projeto, que recebeu ontem emendas na Alerj, só deverá ser votado em 2004.

- A Serra da Tiririca tem 20 milhões de metros quadrados. O aterro seria criado numa área já degradada, que representa 0,08% do parque. Lá existia até uma pedreira - diz Ramos.

O lixão de Niterói, no Morro do Céu, será desativado em 2004 por decisão judicial. Segundo a prefeitura, cinco áreas estão sendo analisadas para abrigar o aterro. Segundo Gerhard Sardo, da Apedema, a região da serra é imprópria:

- É um corredor biológico da Mata Atlântica. Seria um desastre ambiental - critica.

O Globo, 05/12/2003, Rio, p. 18

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.