VOLTAR

Projeto pretende recuperar cultura caingangue

Jornal Correio de Notícias - www.jornalcorreiodenoticias.com.br
22 de Set de 2008

Porto Alegre - O governo do Rio Grande do Sul e a organização não-governamental italiana Centro Europa Scuola Educazione Società (Ceses) firmaram uma parceira que promete recuperar e valorizar a cultura caingangue em território gaúcho. O acordo foi assinado na última semana, em Porto Alegre, pela governadora Yeda Crusius e pelo presidente da ONG, Giovanni Polliani.

A ação visa atender à comunidade indígena inhacorá, no município de São Valério, próximo a Ijuí, onde residem cerca de mil índios caingangues. Está previsto desde a catalogação do patrimônio cultural existente até o fomento ao desenvolvimento econômico e social sustentável da comunidade.

A parceria foi implantada em conjunto com a Secretaria do Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais e a Escola de Saúde Pública do RS (ESP), juntamente com o apoio da ONG italiana. Para Yeda, o projeto vem ao encontro das necessidades da comunidade indígena.

Firmado em 2003, entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento e dos Assuntos Internacionais (Sedai) e o Ceses, e em parceria com a Unijuí e a PUCRS a partir de 2007, o projeto passou a ser coordenado pela ESP sob a direção de Sandra Vial. Dentre as ações previstas, estão também a melhoria do ensino e da formação profissional, com valorização da arte tradicional, e abertura de canais para o comércio dos produtos típicos locais.

A atuação será realizada em várias frentes na qualificação da comunidade, através da criação de laboratórios para o desenvolvimento da arte tradicional, da escrita, da pintura, da cerâmica e de objetos, na criação de um centro cultural e no fomento à geração de renda.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.