VOLTAR

Projeto planta 170 árvores nativas no Pomar Urbano do Pinheiros

OESP, Metrópole, p. A18
22 de Set de 2016

Projeto planta 170 árvores nativas no Pomar Urbano do Pinheiros
Ação de jardinagem faz parte do projeto Pomar Urbano, lançado em 1999, no governo Mario Covas, com o apoio do Jornal da Tarde e da Rádio Eldorado

Em comemoração ao Dia da Árvore, celebrado nesta quarta-feira, 21, um grupo de 50 presos em regime semiaberto fez um plantio de 170 árvores nativas da Mata Atlântica na beira do Rio Pinheiros, perto da usina de Traição. A ação de jardinagem faz parte do projeto Pomar Urbano, lançado em 1999, no governo Mario Covas (PSDB), em uma ação com o apoio do Jornal da Tarde e da Rádio Eldorado. Depois disso, ele recuperou cerca de 24 quilômetros das margens do Rio Pinheiros com apoio de empresas parceiras.
Esta é a primeira vez, porém, que as árvores são plantadas realmente ao lado da água, o que pode ajudar a proteger o rio. Matas ciliares são capazes de filtrar poluentes e evitar erosão. Entre as árvores plantadas estão ingá, figueira, palmeira juçara, manacá da serra, embaúba e a palmeira que deu origem ao antigo nome do Pinheiros: o jerivá. Segundo a Secretaria do Meio Ambiente do Estado, antigamente o Pinheiros era conhecido como jurubatuba ou jiribatuba, que significa "lugar que tem muito jerivá".
A árvore é o símbolo do Pomar Urbano. A ação ainda foi uma parceria da SMA com as secretarias de Emprego e Relações do Trabalho e de Administração Penitenciária. Os presos recebem mensalmente uma bolsa-auxílio de R$ 300 e podem ter a redução de um dia de pena para cada três dias trabalhados.

OESP, 22/09/2016, Metrópole, p. A18

http://sustentabilidade.estadao.com.br/noticias/geral,projeto-planta-17…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.