VOLTAR

Projeto para criação de unidade de conservação é rejeitado em Sacramento, Minas Gerais

Rural BR - http://agricultura.ruralbr.com.br/
Autor: Marcelo Lara
24 de Nov de 2011

Foi em clima de tensão e após horas debate que o projeto prevendo a criação de uma unidade de conservação em Sacramento, Minas Gerais, foi rejeitado, nesta quinta, dia 24. A assembleia geral do Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Araguari, que reuniu representantes de diversos segmentos da sociedade, terminou no início da noite com a comemoração de produtores rurais. O plano da Chapada do Bugre, uma área delimitada em mais de 240 mil hectares onde estão as principais áreas de lavouras do Triângulo Mineiro, começou a ser elaborado no início deste ano e gera conflitos entre ambientalistas e o setor produtivo.

Desde 1997, quando foi inaugurado, o Comitê elabora projetos sobre o uso da água na região. A arrecadação anual com taxas de consumo chega a cerca de R$ 5 milhões. Conforme o presidente da entidade, Wilson Shimizu, a Chapada do Bugre contribuiria com a legislação ambiental.

- Uma atividade que esteja dentro da área de preservação permanente, independente da criação, já estaria irregular. A unidade de conservação pode dar garantias para quem está irregular, financiando e dando prazos para recuperação - disse ele durante a assembleia.

Já o presidente do Sindicato Rural da Nova Ponte, Weber de Andrade, discorda.

- Esta é uma das regiões mais produtivas e mais bem avaliadas em valor de terra. Não se pode criar uma unidade de conservação em uma região produtora tão importante - argumentou.

http://agricultura.ruralbr.com.br/noticia/2011/11/projeto-para-criacao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.