VOLTAR

Projeto Macuxi é premiado pela Fundação Getúlio Vargas

Site da Funai
Autor: (Simone Cavalcante)
12 de Dez de 2002

O Projeto Anike', elaborado pela Organização dos Professores Indígenas de Roraima (Opir), foi o segundo concorrente indígena ao Prêmio Gestão e Cidadania da Fundação Getúlio Vargas. De cerca de 900 projetos apresentados em todo o País, Anike' ficou entre os 20 melhores e recebeu como incentivo a premiação de R$ 6.000,00. O projeto foi apresentado na última sexta-feira, na sede do Banco Nacional de Desenvolvimento Social (Bndes), no Rio de Janeiro, pelo professor indígena Macuxi, Almerindo Raposo da Silva, que é membro da Comissão Nacional dos Professores Indígena do Ministério da Educação (MEC).

A proposta do Projeto Anike' se refere à produção de material didático para as escolas indígenas do povo Macuxi, o mais numeroso do Estado de Roraima, com uma população aproximada de 25 mil indígenas. O conteúdo do material é todo baseado em textos da cultura Macuxi, suas lendas, relatos de pajés e lideranças mais antigas das aldeias. O professor Almerindo está em Brasília buscando o apoio do Núcleo de Educação Indígena do MEC para a impressão do
material proposto no projeto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.