VOLTAR

Projeto leva literatura indígena para escolas municipais de Dourados

Correio de Corumbá - http://www.correiodecorumba.com.br
06 de ago de 2019

Crianças das escolas municipais de Dourados estão participando de contação de histórias da literatura indígena. Ontem (05), os livros produzidos pelos mestres tradicionais e professores indígenas nas aldeias de Dourados foram levados pelos autores até a crianças da Escola Avani Cargnelutti Fehauer. A ação teve apoio também da Ação Saberes Indígenas na Escola, ka'aguy póra'i e guaiguingue.

A história foi contada pelas autoras, as mestras tradicionais guarani, na língua guarani e depois traduzidas para as crianças pela professora kaiowá Linda Morales. A iniciativa é da professora indígena Cristiane Aedo. A ação denominada Pequenos Leitores, Grandes Escritores está em desenvolvimento nas escolas Francisco Meireles e Professora Avani Cargnelutti Fehauer com o apoio da Faculdade Intercultural Indígena (FAIND/UFGD) e do Núcleo de Educação Escolar Indígena da SEMED de Dourados.

Um dos objetivos do projeto é diminuir o preconceito, aproximando as crianças dos anciãos indígenas, além de valorizar a língua guarani, divulgar a literatura indígena, estimular a leitura e a escrita das próprias histórias.

Durante a tarde, as crianças ouviram a história contada pelas próprias autoras, aprenderam novas palavras na língua guarani, dançaram e cantaram o guaxiré, dança indígena, além de aprenderem sobre a importância da conservação da natureza.

http://www.correiodecorumba.com.br/?s=noticia&id=33864

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.