VOLTAR

Projeto indígena Cantos da Terra lança CD na língua Macuxi nesta segunda-feira

Secretaria Municipal de Comunicação Social - Boa Vista - http://www.boavista.rr.gov.br
18 de Jul de 2011

A Prefeitura de Boa Vista lançará nesta segunda-feira (18) o CD "Cantos da Terra", do coral indígena Eseren'ka, do projeto Cantos da Terra. O evento será às 19h, no Centro Multicultural da Orla Taumanan e faz parte da programação pelos 121 anos de aniversário do Município. Na ocasião, também será lançado o Inventário do Patrimônio Cultural de Boa Vista.

O CD terá cinco faixas com canções na língua Macuxi. O coral é composto por 28 crianças, adolescentes e jovens indígenas, de 7 a 21 anos de idade. A música na língua materna indígena é uma das características do coral. Além das técnicas vocais e musicais, o Cantos da Terra contribui para o fortalecimento da cultura.

Durante o lançamento, o coral indígena fará uma apresentação à capela, ou seja, sem arranjo musical, apenas voz e chocalho, no estilo Parixara, típico da comunidade indígena Macuxi. Além disso, o grupo apresentará ao público presente algumas canções do CD.

Os temas das canções são: Upororoi Mîkuyumaipe (Varrendo meu Terreiro), Wana'Pon (Ninho de Pássaros), Anna Eserenakato (Nossa Canção), Morîpe Aweyu Man (Parabéns pelo seu aniversário) e Moripê Upikkatîsaiya (Eu Sou Grato).

A música Anna Eserenakato fala da cultura indígena e de seu canto. O coral canta em um dos trechos que "Na nossa cultura, cantamos dessa forma. Nossa voz se espalha, fazendo sua história".

PROJETO - O "Cantos da Terra" é um projeto de inclusão social que tem por objetivo fortalecer as tradições e a cultura indígena, por meio de oficinas de músicas para crianças, adolescentes e jovens das comunidades de Boa Vista.

Além das oficinas de música, o projeto busca promover ações de políticas públicas voltadas para a preservação cultural das comunidades indígenas das etnias Macuxi e Wapixana, além de ações articuladas para a melhoria da qualidade de vida, trabalhando a autoestima entre os indígenas.

INVENTÁRIO - Como parte da programação pelos 121 anos de aniversário do Município, a Prefeitura de Boa Vista também lançará na segunda-feira (18), no Centro Multicultural da Orla Taumanan, o Inventário do Patrimônio Cultural do Município. A Publicação teve apoio da Faculdades Cathedral e Assembléia Legislativa do Estado de Roraima (ALE-RR).

O objetivo do Inventário é registrar e catalogar em um único documento o patrimônio histórico e cultural de Boa Vista, especificando os bens patrimoniais materiais, imateriais, móveis e imóveis, mapeando os principais locais, sítios, regiões e comunidades.

O livro possui 137 páginas coloridas, com formato de ficha-técnica para facilitar a organização dos dados bem como sua compreensão e análise, contendo informações como designação, tipologia, localização, acessibilidade, autoria, classificação, época, ano, utilização inicial e atual, descrição pormenorizada, nota histórica, observações, bibliografia e fotografias.

Com o resultado deste trabalho, a comunidade em geral poderá utilizar o Inventário do Patrimônio Histórico Cultural de Boa Vista como fonte de pesquisa e embasamento teórico, uma vez que este material será distribuído nas instituições de ensino público e privado. Além de ser colocado à disposição de todos para consulta pública no Centro de Informações Turísticas da Intendência, situado no complexo turístico da Orla Taumanan.

http://www.boavistaagora.com.br/index.php?option=com_content&view=artic…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.