VOLTAR

Projeto do PCE promove educação ambiental no Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa

Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM - http://www.fapeam.am.gov.br/
Autor: Por: Jessie Silva
27 de Nov de 2019

Projeto do PCE promove educação ambiental no Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa

Promover a percepção ambiental e a reflexão das relações individuais e coletivas relacionadas ao meio ambiente, utilizando a prática da reciclagem de óleo de cozinha na produção de sabão, é a base do projeto de iniciação científica júnior desenvolvido por alunos do 3o ano do Ensino Médio da Escola Estadual Josephina de Melo, que funciona nas dependências do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa, situada no bairro Alvorada, na Zona Centro-Oeste de Manaus.

Intitulado "Educação ambiental e reciclagem de óleo de cozinha na produção de sabão: uma experiência com adolescentes do Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa", o projeto conta com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do Programa Ciência na Escola (PCE)- edital No 003/2019.

A professora e coordenadora do projeto, Danielle Portela, disse que no Centro Socioeducativo encontrou a oportunidade para colocar o projeto em prática, uma vez que o local atua no processo de ressocialização e trabalha muito a área pedagógica.

"No primeiro momento realizamos com os bolsistas as leituras de artigos científicos e depois discutimos em sala de aula abordando a importância da reciclagem e a educação ambiental. Em seguida, iniciamos a coleta do óleo de cozinha que recebemos no centro socioeducativo. No local destinado para a produção do sabão coamos esse óleo e começamos os procedimentos de reciclagem para a produção", detalhou.

Oficina

No mês de novembro foram realizadas duas oficinas no Centro Socioeducativo Dagmar Feitosa com objetivo de apresentar e divulgar os resultados parciais do projeto na escola e na comunidade. Desenvolvido desde o mês julho deste ano, o projeto conta com a participação de dois alunos adolescentes internos no Centro Socioeducativo.

Segundo o estudante e bolsista do PCE, João (nome fictício), o projeto permite adquirir novos conhecimentos. "Além de aprender de forma diferente, poderei contribuir com o meio ambiente e passar esta experiência para outras pessoas".

O estudante e bolsista, Pedro (nome fictício), destaca a importância de poder participar do seu primeiro projeto científico. "Essa experiência tem sido muito significativa, porque agora sei como trabalhar em projeto de pesquisa e a forma como isso pode melhorar meu aprendizado futuramente", disse.

Educação Ambiental

Conforme a professora, parte dos estudantes não tem o conhecimento dos malefícios causados pelo óleo ao meio ambiente e muito menos que o material pudesse ser reciclado e transformado em sabão, por exemplo. Com essa perspectiva, acredita-se alcançar resultados relevantes e significativos no ambiente socioeducativo em que os adolescentes convivem e posteriormente no ambiente familiar.

"Esperamos sensibilizar esses adolescentes para as questões ambientais e que esse conhecimento adquirido durante a realização do projeto possa ocasionar mudanças de atitudes e respeito pelo meio ambiente. O projeto está em fase de conclusão, mas almejamos que o Centro Socioeducativo continue com esse incentivo a prática de reciclagem do óleo com os futuros internos", relata.

Dagmar Feitosa

No Amazonas, o sistema Socioeducativo é composto por cinco unidades, sendo três de internação, uma de internação provisória (quando o jovem vem da delegacia e fica aguardando a aplicação da medida pelo juiz) e outra de semi-liberdade (depois que cumpre a medida de internação que o juiz determina uma medida de cumprimento de liberdade assistida, onde fica por um período sob a responsabilidade do Estado, e frequenta escola regular fora da unidade e também os cursos profissionalizantes em parceria com o Cetam.

PCE

O PCE apoia a participação de professores do 5o ao 9o ano do ensino fundamental, da 1ª a 3ª série do ensino médio e suas modalidades: Educação de Jovens e Adultos, Educação Escolar Indígena, Atendimento Educacional Específico e Projeto Avançar, em projetos de pesquisa a serem desenvolvidos em escolas públicas estaduais do Amazonas e municipais de Manaus.

http://www.fapeam.am.gov.br/bolsistas-do-pce-transformam-oleo-de-cozinh…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.