VOLTAR

Projeto do BID não envolve comunidades tradicionais da mata atlântica, critica ONG

Ambientebrasil
15 de Nov de 2005

Projeto do BID não envolve comunidades tradicionais da mata atlântica, critica ONG

O projeto de desenvolvimento do ecoturismo na região do Vale do Ribeira, no litoral sul paulista, sofreu críticas de Nilto Tatto, coordenador do ISA - Instituto Socioambiental para a área. Segundo ele, apesar das boas propostas para o desenvolvimento sustentável do meio ambiente, o projeto não contempla a participação direta de comunidades tradicionais.
Além disso, Tatto critica a licitação para construir dentro dos parques, de resorts, restaurantes e lojas. "Por mais que se capacite uma população tradicional, ela sempre perderá espaço na exploração do ecoturismo para profissionais terceirizados", argumenta.
O coordenador do projeto, Sérgio Salazar, defende que o governo de São Paulo trabalhará na linha "das oportunidades para todos". "Qualquer interessado poderá participar do processo de licitação. Faremos a capacitação das comunidades e caso elas percam para grandes empresas inscritas, essas empresas terão de provar que vão contratar membros das comunidades locais e que vão investir no entorno, sem prejudicar a população da área", afirma.
De acordo com Salazar, serão investidos R$ 1,5 milhão em capacitação para essas comunidades. "Queremos que elas tenham capacidade para participar de pequenos negócios na região. Esse é o nosso desafio e o nosso compromisso", ressalta.
O projeto, de duração de quatro anos, e previsão de pagamento para vinte anos, foi aprovado pelo Conselho Administrativo do BID e deverá ser implementado no Vale do Ribeira e em Ilhabela (litoral paulista) a partir de 2006, depois de passar pelo aval do Senado Federal e ser assinado pelo governador de São Paulo, Geraldo Alckmin. (Fernanda Muylaert/ Radiobrás)

Ambeientebrasil, 15/11/2005

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.