VOLTAR

Projeto de Sebastião Salgado ajuda a recuperar florestas em Minas

G1 - https://g1.globo.com/
16 de Ago de 2021

Fotógrafo transforma a herança familiar de 600 hectares de terra num modelo de recuperação florestal e de biodiversidade. É o Instituto Terra, em Aimorés (MG).

Em Minas Gerais, um brasileiro famoso está ajudando a recuperar florestas.

A transformação não foi só do ambiente. Quando o verde voltou, o jardineiro Renivaldo se apaixonou por fotografia.

"Eu vi a variedade de borboletas chegando, aí deu aquela ideia: vou registrar. Ver que os bichos estão chegando foi o meu maior interesse de fotografia. Se eles chegam e procriam, é porque acharam o habitat certo", disse Renivaldo de Andrade.

Em pouco mais de 20 anos, a fazenda onde nem pastagem crescia direito virou mata fechada, um refúgio cheio de vida silvestre.

Os mais de 600 hectares de terra, em Aimorés, leste de Minas, passaram para as mãos do fotógrafo Sebastião Salgado como herança de família. Depois de construir carreira internacional com suas imagens impactantes nos quatro cantos do planeta, ele criou no local o Instituto Terra. A ideia de reflorestar a fazenda foi da mulher dele, a arquiteta e ambientalista Lelia Salgado.

"É um modelo, é um piloto para o Brasil, e eu diria que talvez seja um piloto para o mundo. O que nós fizemos no Instituto Terra tem que ser feito em todas as partes do Brasil. Tem que procurar as árvores nativas da região, fazer as mudas, fazer as arvorezinhas e plantá-las. Depois, a floresta que nasce é muito parecida com a que tinha anteriormente, e aí você garante a biodiversidade", disse Salgado.

A coleta de sementes, muitas vezes, depende de um especialista em rapel. Depois da seleção em laboratório, câmara fria para conservar toda a riqueza da região.

O canteiro onde a vida começa a brotar é imenso. Uma fábrica de floresta.

"Esses aqui são nossos bebezinhos, que a gente cuida com muito carinho, porque é preciso ter certeza de que vão se desenvolver de maneira forte, saudável, recebendo tudo aquilo que elas precisam", diz a diretora-executiva do Instituto Terra, Isabela Salton.

"Ajudei a plantar um bocado delas. Tem que plantar e cuidar, né?", explica Marcio Gomes Siqueira, encarregado de implantação florestal.

São nove meses de trabalho para deixar tudo pronto para os mutirões de plantio, durante a estação das chuvas.

"O gesto de plantar já foi repetido milhões de vezes pelos colaboradores aqui da reserva, no plantio de centenas de espécies. Agora só está faltando dar o toque final", diz o repórter da Globo Minas Ricardo Soares.

Trezentas mil mudas de árvores de Mata Atlântica vão sair do local em 2021, mas a capacidade anual é de um milhão de mudas. Os frutos colhidos no projeto estão enchendo os olhos de pequenos proprietários da região, que estão ganhando mudas e outro presente especial: a água voltando a brotar.

"É só dar uma mãozinha para a natureza. Plantar, cuidar e persistir. Com certeza meus vizinhos vão ver isso e vão querer copiar", diz o produtor rural Jeferson.

Um projeto que brotou feito sementinha e que se mostra essencial para o futuro.

"Nos próximos cinco anos, vamos recriar no entorno do Instituto Terra cerca de cinco mil florestas. Vamos ter diversidade, o retorno das aguas, e é isso que vamos ter que fazer no Brasil inteiro se a gente quiser viver de uma forma razoável nas cidades brasileiras", garante Salgado.

https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/08/16/projeto-de-bras…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.