VOLTAR

Projeto de Refúgio de Vida Silvestre Tatu Bola é aprovado em reunião

G1 - http://g1.globo.com/
Autor: Carol Souza
29 de Ago de 2014

Durante a reunião ordinária do Conselho Estadual de Meio Ambiente (Consema) foi aprovada em Petrolina, Sertão pernambucano, a proposta de criação do Refúgio de Vida Silvestre Tatu-Bola. O encontro foi realizado na reitoria da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) nesta sexta-feira (29).

Com 27 votos a favor, dois contra e uma abstenção, a minuta de decreto foi aprovada e será encaminhada ao governo do Estado de Pernambuco. "Com a proposta de regulamentação do refúgio, deve ser estabelecida a criação do conselho gestor, em curto prazo, assim como a elaboração do plano de manejo da unidade", explica o secretário estadual de meio ambiente e sustentabilidade, Carlos Cavalcanti.

A área de proteção integral terá 110 mil hectares de extensão e abrangerá as cidades de Petrolina, Santa Maria da Boa Vista e Lagoa Grande, todas do Sertão do estado, configurando a maior unidade de conversação de Pernambuco de proteção integral. "Nessa área qualquer desmatamento passará a ser crime ambiental e o uso será por meio da consulta ao plano de manejo. Ou seja, vamos disponibilizar um grande território de refúgio da vida silvestre. Na medida que a gente cria a unidade de conservação, a gente estabiliza área, melhorando as condições do microclima local", destaca o secretário de meio ambiente.

Ainda de acordo com Carlos Cavalcanti, com a licitação sendo iniciada no mês de outubro para contratação de empresas que possam elaborar o plano de manejo, será estabelecido um prazo de três meses do processo licitatório e posteriormente, um prazo de seis meses para execução.

O refúgio mesclará áreas públicas e particulares, por isso, devem ser desenvolvidas atividades que contemplem os proprietários. "Nós estamos com toda a preocupação para desenvolver atividades que fomentem arranjos produtivos locais, integrados à unidade de conservação com o plano de manejo. Queremos agregar valor ao desenvolvimento da agricultura orgânica, turismo científico envolvendo os alunos e professores da Univasf, e, possivelmente, planejando atividades de turismo ecológico na região", afirma o secretário estadual.

http://g1.globo.com/pe/petrolina-regiao/noticia/2014/08/projeto-de-refu…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.