VOLTAR

Projeto de reforma do Hotel Paineiras é apresentado no Rio

MMA - www.mma.gov.br
25 de Set de 2009

O projeto vencedor do concurso lançado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB) para revitalização do Hotel Paineiras, localizado no Parque da Tijuca, no Rio de Janeiro, foi oficialmente apresentado nesta sexta-feira (25/9). O ganhador da disputa foi o Estúdio América, um escritório de arquitetura de São Paulo.

A disputa foi coordenada pelo IAB e teve a participação de 148 projetos de 30 cidades. Participaram da apresentação, no auditório do IAB, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc; a presidente do IAB, Dayse Góis; o diretor do Parque da Tijuca, Ricardo Calmon; e Ricardo Soavinsky, que representou o presidente do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Rômulo Mello.

Pelo novo projeto, o Paineiras terá 40 quartos, distribuídos em dois andares e passará a contar com jardins suspensos, museu e um centro de pesquisa. Com o processo de transformação, o hotel, após 25 anos de sua última reforma, também terá um restaurante panorâmico, lagos temáticos e um centro de convenções com 300 lugares. Uma nova estação para a linha do bondinho fará com que ele chegue até ao hotel.

O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, elogiou os vencedores do projeto, ressaltando os detalhes arquitetônicos. Ele aproveitou a oportunidade para anunciar que o Parque da Tijuca ultrapassou o Parque do Iguaçu, em número de visitações, chegando ao valor de 1,3 milhão de visitantes em um ano. "O projeto de vocês vai servir como mais um atrativo e vai encher essa cidade de orgulho e alegria", disse.

Carlos Minc informou que o próximo passo do processo de revitalização será a abertura de licitação para que a iniciativa privada banque a reforma do Paineiras. Segundo ele, as obras devem começar no próximo ano.

A reforma do Hotel das Paineiras faz parte do Programa de Revitalização do Complexo Turístico e Ambiental do Corcovado e seu Entorno, que prevê um conjunto de ações envolvendo os governos federal, estadual e municipal. A revitalização do complexo turístico está prevista no plano de manejo do Parque da Tijuca. Serão desenvolvidas ações nas favelas dos Guararapes e de Cerro Corá, localizadas no bairro do Cosme Velho.

Parque é aberto à visitação o ano todo

O Parque Nacional da Tijuca, com uma área de quase quatro mil hectares, foi criado em 1961. Em 1991, foi elevado à condição de Reserva da Biosfera. Antes de receber o nome de Tijuca era conhecido como Parque Nacional do Rio de Janeiro. Fazem parte de sua estrutura a Floresta da Tijuca, onde está localizado o Corcovado (Cristo Redentor), a Pedra da Gávea, entre outros.

Aberto à visitação o ano todo, o parque tem no Corcovado um dos pontos mais visitados. Os turistas também procuram o local por suas trilhas para caminhadas e suas deslumbrantes cachoeiras. Na Pedra Bonita, a opção é utilizar a rampa para vôo livre e parapent, além de montanhismo, corrida de orientação, mountain bike entre outros..

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.