VOLTAR

Projeto de alfabetização em Terena será lançado hoje

Agência de Comunicação da Prefeitura de Aquidauana (MS) - http://www.aquidauana.ms.gov.br
15 de Abr de 2010

Foto: Sirnay Moro
O projeto "Koêru - Koexépukopoti Kúxoti Éxone Terenoe" - Reconstruindo Saberes Tradicionais Terena, desenvolvido por um grupo de professores da UFMS, UEMS, e Gerência Municipal de Educação será lançado, nesta quinta-feira (15) a partir das 19 horas, durante as festividades alusivas ao Dia do Índio na Igreja Evangélica Indígena Uniedas de Aquidauana.

De acordo com a professora Claudete Cameschi, uma das coordenadoras, o projeto tem como objetivo, oferecer as crianças, jovens e adultos indígenas e não-indígenas, residentes na área urbana de Aquidauana, aulas de alfabetização em língua terena.

O Governo Municipal será parceiro da iniciativa ajudando na viabilização de carteiras e disponibilizando dois professores indígenas Terena-Bilíngue da Rede Municipal de Ensino para ministrar as aulas de alfabetização.

Idealizado para acontecer na sede da Igreja Uniedas, na Vila Trindade, a meta é formar 3 turmas com 30 alunos cada, com uma carga horária de duas horas semanais. O projeto deve ser concluído em 30 de Novembro de 2010, totalizando 180 horas/aula.

Também estão envolvidos no projeto a professora Onilda Sanches Nincao da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, o professor Paulo Baltazar da Gerência Municipal de Educação e o pastor da Igreja Uniedas - Dilson Rodolfo Marcos.

O projeto está cadastrado na PREAE - Pró-Reitoria de Extensão Cultura e Assuntos Estudantis da UFMS e na Fundect - Fundação de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino, Ciência e Tecnologia do Estado de Mato Grosso do Sul.
Fonte: ACS/Helder Lima

http://www.aquidauana.ms.gov.br/noticia.php?id=Mjg4Mg==

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.