VOLTAR

Projeto da Fundação Cultural do Pará atende comunidades indígenas

Agência Pará- http://agenciapara.com.br
14 de Mar de 2016

Uma parceria entre a Fundação Cultual do Pará (FCP), a Casa do Índio (Casai) e a Diretoria de Currículos e Educação Integral (Dicei) vai expandir o projeto de interiorização das oficinas de arte e ofício no interior do estado. Para este público serão ofertadas oficinas de teatro, mídias móveis e aulas de cerâmica. As etnias Xykryn, Amanaryé e Wai Wai são as primeiras que irão receber instrutores da FCP.

As oficinas de interiorização do núcleo de oficinas Curro Velho começaram nesta segunda-feira (14). O projeto é promovido em cidades como Marabá, Igarapé-Açu, Mojú, Augusto Correa e Salvaterra, contando com a realização de 29 oficinas que serão concluídas no dia 8 de abril.

Segundo Deusarina Vasconcelos, responsável pelas oficinas, ainda neste semestre, os municípios de Acará, Parauapebas e Salinópolis devem receber ações da Fundação.

Ritmos

Barricas, reco-reco e maracá são alguns instrumentos de percussão que serão construídos durante a oficina ministrada pelo músico percussionista José Carlos "Dimmi", na cidade de Augusto Correa. "A oficina será voltada para a construção de instrumentos utilizados na marujada, construídos com madeira de pinho, ferro e cola", conta.

Dimmi é integrante da banda Etnias e, após a oficina de construção de instrumentos, será realizada uma segunda etapa, onde os alunos irão aprender a tocar os instrumentos durante a oficina de ritmos.

As cidades que desejarem a programação de oficinas devem solicitar através de um ofício emitido pela Secretaria de Educação (Seduc), Secretaria de Cultura (Secult) ou Prefeitura Municipal e enviá-lo para a Fundação Cultural do Pará pelo email: interiorizacaofcp@gmail.com. Mais informações pelo telefone 3184-9100.

http://agenciapara.com.br/noticia.asp?id_ver=122639

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.