VOLTAR

Projeto Carbono Cajari é sucesso de execução, segundo gerente da Petrobrás

Instituto Estadual de Florestas do Amapá - http://www.ief.ap.gov.br
30 de Jul de 2014

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) apresentou os resultados finais do Projeto Carbono Cajari para Adriana Oliveira, gerente da Petrobrás que esteve no Amapá para conferir os resultados da parceria firmada com o Estado desde 2012, através do Programa Petrobras Ambiental.

O Projeto Carbono Cajari é voltado para a produção da Castanha na RESEX do Rio Cajari, no Sul do Amapá e o IEF foi responsável pelo mapeamento dos castanhais dentro da reserva, um dos focos que nortearam o projeto.

Adriana Oliveira visitou as comunidades alcançadas pelo projeto, conferiu os resultados e exaltou o compromisso do Governo do Amapá, através do IEF, em executar as ações e direcionar o projeto em busca de mudanças reais para a vida das pessoas: " Essa parceria foi fundamental para o Programa Petrobrás Ambiental, colhemos muitos frutos e em visita nas comunidades pude ver com satisfação as pessoas usufruindo dos produtos desenvolvidos com a parceria", afirmou Adriana.

Diante dos resultados positivos, a gerente ressaltou ainda a disposição da Petrobrás em ser parceira do Estado em mais projetos que surgirem: "Dou nota 9,8 para execução desse projeto do IEF e esperamos estar juntos em outras iniciativas", concluiu.

A iniciativa do Projeto Carbono Cajari visa combater os gases de efeito estufa (GEE) que contribuem para o aquecimento da Terra. Isso se dá por meio da expansão de populações naturais de castanheiras, mapeando-se os castanhais e quantificando a produção e o potencial de emissões evitadas; bem como está se dando a fixação de carbono por meio da expansão da população de castanheiras nas áreas de roçado.

Com a estruturação de meios Além de garantir a manutenção das populações de castanheiras já existentes, o projeto visa ainda traçar diagnóstico, pesquisa e validação do sistema de manejo da castanha, melhorar a infraestrutura e processos de coleta, bem como o armazenamento, beneficiamento e transporte da produção.

Ana Euler, diretora- presidente do IEF, falou sobre a responsabilidade assumida pelo Instituto e a apresentação dos resultados: "Assumimos a missão de mapear os castanhais e com grande alegria os entregamos no ano passado, um trabalho nunca antes realizado no Amapá. Além disso, nossos técnicos trabalharam junto a essa comunidade para instalação de estruturas avançadas no processo da produção da castanha. É importante ressaltar que com responsabilidade e satisfação, temos a Petrobrás e outros parceiros investindo no desenvolvimento das nossas florestas", disse a diretora.

Etapas do Projeto:

1-Mapeamento dos Castanhais para quantificação da produção e do potencial de emissões evitadas; 2 - Fixação de carbono através da expansão da população de castanheiras nas áreas de roçado; 3 - Melhoria da infra-estrutura e processos de coleta, armazenamento, beneficiamento e transporte da produção; 4 - Capacitação ambiental, produtiva e gerencial e 5 - Capacitação e treinamento gerencial administrativo financeiro.

Resex do Rio Cajari

Criada pelo Decreto no 99.145, de 12 de março de 1990, a unidade de conservação sob gestão do ICMBio possui características naturais relevantes e representa em primeiro plano uma conquista histórica das populações extrativistas tradicionais do sul do Amapá. Tem por objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura dessas populações e assegurar o uso sustentável de parcela de seus recursos naturais em uma área de 501.771,1014 hectares.

http://www.ief.ap.gov.br/conteudo/lista_noticias/506

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.