VOLTAR

Projeto busca segurança alimentar para indios Paresi

Gazeta Digital
Autor: Silvana Ribas
11 de Set de 2007

Associação Indígena Halitinã Saúde conveniada da FUNASA/CORE-MT e a Petrobrás Fome Zero, lança o projeto Kani - Sustentabilidade e Geração de Renda na Extração do Pequi (Caryocar sp.) em Área Indígena Paresí à comunidade Haliti. A equipe técnica esteve entre os dias três e nove deste mês, percorrendo as treze aldeias, pertencentes aos municípios do Campo Novo dos Parecis e Tangará da Serra.

O Projeto foi aprovado por meio de seleção pública da Petrobrás Programa Fome Zero, nele acontecerá o beneficiamento do pequi que serão transformados em sub-produtos para garantir alimentação por um maior tempo para as comunidades, visto que o Pequi tem uma safra curta, ele será transformado em polpa desidratada, conserva em óleo e salmora, doce, farinhas entre outros produtos. Também serão desenvolvidos viveiros de mudas de pequi e de plantas típicas do Cerrado, para repovoamento de áreas degradas e comercialização.

O foco desse projeto está na segurança alimentar e comercialização de derivados para geração de trabalho e renda às comunidades Paresí. Segundo Genilson André Kezomae, coordenador da conveniada da FUNASA Halitinã Saúde diz: Hoje, esta associação indígena possui um departamento de projetos, este tem a função de buscar alternativas à qualidade de vida e saúde de meu Povo. E no Projeto Kani buscou-se a saída ao problema da insegurança alimentar de nossas comunidades. Na nossa região não temos casos emergências, mas, já registramos caso de dificuldades de acesso à boa alimentação. Sabemos que pela OMS defini-se SAÚDE como: estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade.

Kezomae, diz ainda que a insegurança alimentar em reservas indígenas é uma atividade que deve ser desenvolvida entre as instituições indígenas e indigenistas FUNAI, FUNASA, que atualmente é a instituição responsável pela saúde indígena em todo o território nacional e ainda deve-se, buscar alternativa como esta da Petrobrás Fome Zero, o que não se pode admitir é um parente morrer de fome e ver o desenvolvimento de uma criança indígena ser prejudicada por falta de nutrientes. No cenário nacional, há problemas graves referentes à insegurança alimentar em algumas comunidades indígenas. Em casos emergenciais há a distribuição de cestas básicas. Porém, esta não deve e não pode ser a única solução. Kezomae criticou o assistencialismo.

O Kani no idioma Paresi significa pequi, o Kani é rico em nutrientes, queremos no futuro não estar registrando entre nós, nenhum problema de insegurança alimentar, por esse motivo este projeto para o Paresi e de grande importância.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.