VOLTAR

Projeto beneficia índios pecuaristas

Folha de Boa Vista
29 de Jan de 2008

O Governo assina hoje, no auditório da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a partir das 8h, os termos de compromisso para implantação do Projeto de Fortalecimento da Pecuária nos lavrados de Roraima.

O projeto vai beneficiar 34 comunidades nas terras indígenas São Marcos e Raposa Serra do Sol, municípios de Normandia e Uiramutã, e será realizado em parceria pelo Estado, por meio da Secretaria de Estado do Índio (SEI), Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Fundação Nacional do Índio (Funai) e Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

O objetivo é incentivar e aprimorar a criação de gado nos lavrados. Os recursos foram adquiridos por meio de emendas parlamentares e vão ser disponibilizados pela Caixa Econômica Federal (CEF).

No Município de Uiramutã, 368 famílias e mais 2.146 indígenas serão favorecidos; em Normandia receberão os benefícios 714 famílias e a população em torno de 3.846 indígenas, totalizando 5.989 pessoas atendidas.

O projeto faz parte das políticas públicas do Governo do Estado para os povos indígenas, que inclui desenvolvimento social e econômico, e além de revigorar a economia dessas localidades com o excedente para a comercialização, vai melhorar a dieta alimentar com a utilização dos derivados.

Após a assinatura dos termos de compromisso, que deve ter a presença do governador José de Anchieta Júnior, a programação se estende até 12h com a realização da palestra "Importância da criação de bovinos nas comunidades indígenas", ministrada pelo secretário-adjunto do Índio, Wilson Jordão, para tuxauas e vaqueiros das comunidades indígenas beneficiadas pelo projeto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.