VOLTAR

Progresso na aldeia

Revista VEJA
06 de Nov de 1985

A matéria trata da introdução de recursos tecnológicos dos brancos nas aldeias Kayapó. O cacique Paiakan tomou a iniciativa de comprar um videocassete, que circula entre as aldeias transportado de avião. Agora, irão investir na compra de mais equipamentos para que cada aldeia possa gravar e assistir aos seus próprios programas e circular as fitas entre si. Segundo Paiakan, o vídeo é uma forma de preservar as próprias tradições e a cultura.
A matéria cita diversas aquisições feitas pelos kayapó alimentadas pela porcentagem que recebem da extração de ouro no garimpo Maria Bonita. Traz ainda os depoimentos de Sidney Possuelo, assessor da presidência da Funai, e do sertanista Orlando Villas Boas sobre o encontro das culturas.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.