VOLTAR

Programão mostra opções de lazer em Itaipu, em Niterói

G1 RJ - http://g1.globo.com
07 de Ago de 2010

Itaipu tem um museu de arqueologia que foi criado em 1977.
É uma praia cercada de montanhas e dunas de areia.

O programão do RJTV deste sábado (7) é em Itaipu, Niterói. Pela ponte Rio - Niterói, segue-se em direção à região litorânea e se chega á Itaipu que, em tupi guarani, quer dizer "pedra que canta". É uma das praias mais primitivas de Niterói, cercada de montanhas e dunas de areia.

Quem vier fazer este programão, além de curtir a beleza selvagem da praia de Itaipu, pode pagar apenas R$ 2 e conhecer um pouco da história da nossa terra num período bem anterior à chegada dos descobridores portugueses.

O MAI - Museu de Arqueologia de Itaipu - foi criado em 1977 e funciona numa casa onde no século dezenove a igreja católica fazia recolhimento de mulheres que queriam seguir a vida religiosa. O museu está com a exposição "percursos do tempo - revelando Itaipu".

São ornamentos e peças de trabalho de povos que viveram aqui há milhares de anos. A mostra também tem esta canoa de século dezenove e pedaços de cerâmica com mais de 300 anos.

Se o tempo estiver bom, vale dar um mergulho nas águas límpidas da lagoa de Itaipu e depois comer aquela muqueca em um dos vários restaurantes que ficam na praia.

O próximo passo deste programão é pegar uma balsa, atravessar a lagoa de Itaipú em direção à camboinhas e conhecer uma tribo indígena tupi guarani.

A tribo tekoá mboy ty tecoá boitê, que significa semente, veio de Paraty Mirim em 2008 e se instalou nesta área que, segundo o cacique Darci Tupã, foi um grande cemitério indígena.

São 63 índios que vivem em 23 ocas. A aldeia tem escola, onde as crianças aprendem português e tupi guarani. E os visitantes podem comprar objetos artesanais e conhecer a vida desse povo preserva a sua história sem deixar de interagir com outras culturas. Não é a toa que os cântigos indígenas são acompanhados por rabeca e violão.

Musue de Arqueologia de Itaipu
Praça de Itaipu, s/n
Telefones: 3701-2994 / 3701-2966

Terça a sexta, das 10h às 17h.
Sábados, domingos e feriados, das 13h às 17h.
Visitas orientadas: segunda a sexta, das 9h às 17h.

Ingresso: R$ 2,00 (meia entrada para estudantes)

Aldeia indígena de Camboinhas -Tribo Tekoá Mboy Ty
Contatos para visitação: cacique Darci Tupã - tel: 2619-2916

Restaurante Panela Furada
Praia de Itaipu, 5
Tels: 2609-4953 / 2609-6347 / 7835-6163 / 7814-6861
Email: restaurante@panelafurada.com.br

http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2010/08/programao-deste-saba…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.