VOLTAR

Programação do Museu da Língua Portuguesa em agosto de 2022 tem feira criativa, visita educativa e sarau; saiba tudo!

Guia da Semana -https://www.guiadasemana.com.br/na-cidade/noticia
02 de Ago de 2022

Programação do Museu da Língua Portuguesa em agosto de 2022 tem feira criativa, visita educativa e sarau; saiba tudo!
Amanda Matos

A programação do Museu da Língua Portuguesa em agosto de 2022 está imperdível! Recheada de eventos presenciais e online, a agenda do famoso museu situado na Estação da Luz está bem diversificada. Além da exposição principal, o Museu promove a feira luz criativa, além do Sarau Língua Afiada, visitas educativas e muito mais.
Ficou animada(o)? Confira a programação do Museu da Língua Portuguesa em agosto de 2022:

CICLO DE ENCONTROS "LÍNGUAS INDÍGENAS NO BRASIL"
09 agosto, terça, às 19h, no auditório do museu com transmissão pelo YouTube e Facebook do Museu da Língua Portuguesa [outros encontros do ciclo 11, 16, 18 e 23 de agosto, das 16h às 17h30, encontros pelo canal do YouTube do Sesc SP]
O primeiro evento do ciclo, "Dia Internacional dos Povos Indígenas" reunirá Daiara Tukano, artista, ativista, educadora e comunicadora; Duhigô, do povo indígena Tukano - Yé'pá Mahsã, clã Eremiri Hãusiro Parameri do Alto Rio Negro; Altaci Kokama (UNESCO) e o representante do Instituto Socioambiental. A mediação será de Isa Grinspum Ferraz. A abertura do evento será realizada pela Renata Motta, DiretoraExecutiva do IDBrasil - Museu da Língua Portuguesa, e Danilo Santos de Miranda, Diretor Geral do Sesc.
Grátis

10 AGO QUA PLATAFORMA CONEXÕES - ABRE ALAS PARA LIBERDADE
10 de agosto, das 14h às 15h, Saguão Oeste
O projeto Abre Alas para Liberdade propõe um diálogo a partir de pesquisas sobre histórico do Hospital Psiquiátrico do Juquery e seus moradores/pacientes, por meio das quais Victor Rosa reúne e condensa simbólica e poeticamente todas as pessoas
que passaram e encerraram um ciclo de suas respectivas vidas dentro dos muros dessa instituição de saúde. A ideia é propor um atravessamento da existência e memória dos internos do Juquery em conexão com o território em que o Museu da Língua Portuguesa está inserido, assim como a população que habita os bairros da Luz, do Bom Retiro, da Santa Efigênia e de Campos Elíseos, chamando a atenção para a invisibilidade de que ambos os grupos sociais são vítimas. A ação, que tem formato de um trajeto poético, terá início no Parque da Luz, localizado em frente ao Museu, e seguirá até chegar em ao saguão B do Museu.
Grátis

FORMAÇÃO DE ACERVOS DEDICADOS A LÍNGUAS: USOS POSSÍVEIS
11 de agosto, das 15h às 17h, encontro pelo Zoom
Este encontro, promovido pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, tratará sobre possibilidades de difusão, comunicação e usos de acervos dedicados a línguas, articulando esse processo à circulação e produção de novos conhecimentos.
Este é o terceiro e último evento do ciclo de encontros "Formação e tratamento de acervos dedicados a línguas: caminhos metodológicos".
Grátis

AULA ABERTA DA CULTURA BALLROOM NO BRASIL + OFICINA PÚBLICA DE VOGUE FEMME COM MÚSICA BRASILEIRA
12 de agosto, das 14h às 17h, Saguão B
A atividade produzida pela Casa de Candaces, visa contribuir para o empoderamento de membros da comunidade ballroom, sobretudo de pessoas transvestigêneres, no acesso à cidade por meio de práticas performáticas e dançadas oriundas da cultura de
baile.
Grátis

FEIRA LUZ CRIATIVA - INDÍGENA
13 de agosto, das 10h às 17h, Saguão Oeste
A Feira Luz Criativa, de economia criativa, reunirá mais de 20 expositores. O evento receberá artistas plásticos e empreendedores que produzem bijuterias, artigo de moda, acessórios, livros, além de roupas de brechó. Entre os expositores convidados para o evento, realizado em parceria com a artista plástica Ida Feldman, estarão artesãos indígenas de diferentes etnias representando suas culturas.
Grátis

VISITA EDUCATIVA AO PRÉDIO DA ESTAÇÃO DA LUZ
20 de agosto, às 15h, ponto de encontro - Pátio A
O Educativo do Museu promoverá visita ao prédio da Estação da Luz, onde o Museu da Língua Portuguesa está instalado, explicando o contexto histórico de sua construção e sua importância para o desenvolvimento da economia cafeeira e, consequentemente, da cidade de São Paulo. A visita educativa integra da "Jornada do Patrimônio" realizada pela Secretaria Municipal de Cultura que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico. Desde 2015, ela é realizada
anualmente, próxima ao dia 17 de agosto, que celebra o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
Grátis

VISITA AO PRÉDIO DO MUSEU COM O ARQUITETO PAULO MENDES DA ROCHA
21 de agosto, às 15h
Como parte da Jornada do Patrimônio 2022, o arquiteto Pedro Mendes da Rocha realizará uma visita especial à edificação do Museu da Língua Portuguesa, compartilhando a experiência de desenvolvimento e acompanhamento do projeto de restauro do museu. A visita integra da "Jornada do Patrimônio" realizada pela Secretaria Municipal de Cultura que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico. Desde 2015, ela é realizada anualmente, próxima ao dia 17 de agosto, que celebra o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
Grátis

VISITA EDUCATIVA AO PRÉDIO DA ESTAÇÃO DA LUZ
21 de agosto, às 11h, ponto de encontro - Pátio A
O Educativo promoverá visitas ao prédio da Estação da Luz, onde o Museu da Língua Portuguesa está instalado, explicando o contexto histórico de sua construção e sua importância para o desenvolvimento da economia cafeeira e, consequentemente, da cidade de São Paulo. A visita educativa integra da "Jornada do Patrimônio" realizada pela Secretaria Municipal de Cultura que tem como objetivo aproximar a população com o seu patrimônio histórico. Desde 2015, ela é realizada anualmente, próxima ao
dia 17 de agosto, que celebra o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.
Grátis

NA PONTA DA LÍNGUA
26 de agosto, das 12h às 13h, Pátio A
O Educativo do Museu da Língua Portuguesa promove jogos e brincadeiras sobre a língua portuguesa, cultura popular e outras curiosidades com o público que circula pela Estação da Luz e chega ao Museu da Língua Portuguesa.
Grátis
CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO COMBINADA DE IST'S E HIV/AIDS COM FOCO NAS POPULAÇÕES NEGRAS E LGBTI+
26 de agosto, 14h às 16h, Saguão B
Atividade produzida pela Casa de Candaces, em parceria com a ONG É de Lei.
Grátis

SARAU LÍNGUA AFIADA - SÉRGIO VAZ E CONVIDADOS
26 de agosto, das 12h às 14h, Saguão Oeste
O ativista cultural e escritor Sérgio Vaz comanda a quinta edição do Sarau Língua Afiada. Desta vez, os convidados serão o Sarau Kintal e o DJ Zeca. Além disso, o microfone vai estar aberto para quem quiser falar a sua poesia. Atividade promovida
pelo Núcleo de Exposições e Programação Cultural.
Grátis

ATIVIDADES RECORRENTES
TERÇAS A SEXTAS-FEIRAS VISITAS EDUCATIVAS PARA GRUPOS
9h, 10h, 13h30 ou 15h, Museu da Língua Portuguesa (presencial)
Ideal para escolas e instituições. As visitas têm duração de uma hora e meia e acontecem com o acompanhamento dos educadores e educadoras do Museu da Língua Portuguesa.
Necessário agendamento prévio. Agendamento: agendamento@museulp.org.br | Tel 4470 -1515 (ramal 1014)
Grátis
SÁBADOS E DOMINGOS VISITAS TEMÁTICAS
10h e 13h, Museu da Língua Portuguesa (presencial)
Ideal para visitantes espontâneos que gostariam de conhecer perspectivas específicas das nossas exposições a partir de mediações com os educadores. Tem cerca de 1hora de duração. 10 vagas.
Não é necessário inscrição prévia, basta se apresentar no Portão A do Museu.
Sujeito a disponibilidade, por ordem de chegada.

Grátis
SÁBADOS E DOMINGOS VISITA AO PRÉDIO DA ESTAÇÃO DA LUZ
11h e 15h
Para visitantes espontâneos que desejam se aprofundar na história e características da Estação da Luz. A visita é mediada pelos educadores e educadoras do MLP e tem cerca de 1 hora de duração. Ao longo da visita os participantes poderão percorrer a
gare da Estação da Luz e a ala histórica do museu, com término no terraço Paulo Mendes da Rocha, uma das novidades pós-reconstrução e restauração do espaço. 10 vagas.
Não é necessário inscrição prévia, basta se apresentar no Portão A do Museu.
Sujeito a disponibilidade, por ordem de chegada.
Grátis

AOS DOMINGOS ESTAÇÃO FAMÍLIAS
10h30 às 12h30, Saguão B
O MLP convida as famílias para atividades educativas e lúdicas a todas as idades. É um programa de incentivo à leitura e de estímulo a visitas em família a museus e espaços culturais, que proporciona atividades lúdicas para serem compartilhadas em
família, mesclando lazer a diversas formas de leitura.
Grátis

SERVIÇO
Endereço: Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
Ingressos: R$20 Inteira | R$10 Meia
*crianças até 7 anos não pagam
**entrada gratuita para todos aos sábados

https://www.guiadasemana.com.br/na-cidade/noticia/programacao-museu-da-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.