VOLTAR

Programação de aniversário inclui atividades esportivas e culturais

www.ambiente.sp.gov.br
Autor: Eli Serenza
26 de Abr de 2007

O aniversário de 30 anos do Parque Estadual Ilha Anchieta (PEIA), localizado na costa do município de Ubatuba, será comemorado com três dias de atividades culturais e esportivas, a partir do próximo dia 6 de abril. Criado em 29 de março de 1977, o parque administrado pela Fundação Florestal tem como objetivos a preservação dos ecossistemas naturais de grande relevância. Por suas características, é utilizado para pesquisas científicas e o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, de recreação em contato com a natureza e de turismo ecológico.

A programação começa na sexta-feira com a 1ª Corrida de Aventura da Ilha Anchieta, a partir das 10 horas. À tarde será realizada a Regata de Velas em volta da ilha, com início previsto para as 13 horas. No sábado (07/04), a programação se inicia com a 1ª Circunavegação com Caiaque Oceânico, às 9h30, prosseguindo com a apresentação da Banda Lira Padre Anchieta, às 10 horas. A cerimônia oficial de comemoração, marcada para as 10h30, terá a presença do secretário do Meio Ambiente, Xico Graziano, e inclui também as apresentações do Grupo Folclórico Regional de Fandango, às 14h30 e da peça teatral A Rebelião, às 16 horas.

Os visitantes poderão, durante os três dias de comemorações, participar de caminhadas ecológicas temáticas, além de fazer o roteiro histórico-cultural. Outra opção de lazer e aventura é a trilha subaquática, com área demarcada para mergulho com acompanhamento de instrutor.

Atividades

As atividades esportivas exigem inscrições prévias e têm regras a serem seguidas pelos participantes, conforme as seguintes indicações:

1ª Corrida de Aventura na Ilha Anchieta - A corrida de aventura, que acontece no dia 6/04, tem como objetivo promover uma competição de esporte, com característica de gincana e tarefas com conceitos básicos de interpretação ambiental. Inclui natação, canoagem, trekking e mergulho livre. Maiores informações e inscrições pelo telefone (12) 3833.6594, ou e-mail conscienciaverde@hotmail.com

Regata de Velas Volta à Ilha Anchieta A atividade reúne velejadores profissionais e amadores e tem como destino várias ilhas no entorno do parque. Segue as regras internacionais e específicas do esporte e as inscrições devem ser feitas no site www.indicemkt.com.br/regata. Informações pelo telefone (12) 3842.0304 ou e-mail aumar.assoc@itelefonica.com.br

1ª Circunavegação de Caiaque Oceânico Procura incentivar a prática desse esporte de baixíssimo impacto no ambiente marinho e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail info@aroeiraoutdoor.com.br ou pelo telefone (11) 5641.4270

História e atrações

A segunda maior ilha do litoral paulista, com 17 km de entorno de costa, foi batizada inicialmente como Ilha dos Porcos. O local já era utilizado como parte da rota comercial no século XVII e coube ao padre Anchieta a pacificação entre os brancos e os índios Tupinambás, seus habitantes primitivos.

Em 1930 a ilha passou a abrigar um presídio político, palco de uma rebelião em 1952, que marcou sua história e foi desativado em 1955. O local abrigava também um quartel e a vila militar, com o tempo transformados em ruínas.

Atualmente o parque oferece áreas para lazer, com quiosques, mesas para refeições, duchas de água doce, playground e sanitários. Entre seus maiores atrativos estão os passeios pelas trilhas naturais temáticas como a da Praia do Sul, que tem a Biodiversidade como tema; a da Represa, abordando a Água e a Floresta e a do Saco Grande, cujo tema é o Ecossistema Costeiro - assim como os dois quilômetros de praias de areias brancas e águas cristalinas, que favorecem o mergulho.

As ruínas do presídio são uma atração à parte, que inclui um grupo de guias formados pelos antigos moradores, conhecidos como os filhos da ilha. Treinados pela administração do parque para conduzir os visitantes, eles narram as histórias do lugar, muitas das quais presenciaram, como é o caso da rebelião de 1952.

Além de guias e monitores, o parque oferece também equipamento para mergulho e cobra R$ 2,00 reais de ingresso. O número de visitantes diários é limitado em 1.020 pessoas e o transporte até a ilha é feito por escunas, que saem do píer do Saco da Ribeira, da Praia da Enseada e Itaguá, todas em Ubatuba.

Os passeios monitorados podem ser realizados de 5ª feira a domingo, com grupos de no mínimo quatro pessoas, previamente agendados com a administração do Parque Estadual Ilha Anchieta, pelo telefone (12) 3832.9059 ou e-mail peiaanchieta@yahoo.com.br. Para as caminhadas nas trilhas, recomenda-se o uso de roupas e tênis adequados.
Texto
Eli Serenza
Fotografia
Marcelo Terenzi

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.