VOLTAR

Programa vai capacitar 7 mil produtores de açaí da Amazônia

Portal Terra - http://invertia.terra.com.br
01 de Dez de 2011

Os mais de 7 mil produtores de açaí da Amazônia vão receber capacitação para cultivar a fruta de maneira sustentável. Com isso, vão poder aumentar os lucros em 40% até 2016 e dobrar o rendimento das áreas cultivadas. Para especialista, mais de 1,2 milhão de hectares de florestas serão preservados.

O projeto tem o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e da empresa norte-americana Sambazon. O programa de capacitação Business Call to Action (BCtA) visa estimular o setor privado a ajudar nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio.

"Como a demanda mundial de açaí continua a subir, esta iniciativa vai ajudar a promover uma cadeia de valor sustentável e assegurar o fornecimento adequado de frutas orgânicas", afirma o diretor-executivo da Sambazon, Ryan Black.

A coordenadora de Planejamento e Gestão Estratégica do Pnud, Maria Celina Berardinelli Arraes, avalia que o setor privado tem desempenhado um papel cada vez mais importante em relação aos objetivos do milênio e à construção de um mundo mais equitativo e ambientalmente sustentável. "Os custos gerados pela iniciativa social da Sambazon de capacitar os trabalhadores serão recuperados. Com isso, ganham ambos, a empresa e os trabalhadores. E ainda há um terceiro beneficiado, que é o meio ambiente", destaca Maria Celina.

http://invertia.terra.com.br/sustentabilidade/noticias/0,,OI5497931-EI1…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.