VOLTAR

Programa também beneficia os povos indígenas

24 Horas News-Cuiabá-MT
25 de Out de 2004

Índios das etnias rikbaktsa, cinta-larga, arara, kayabi, apiaká e munduruku foram beneficiados com a doação de cerca de 5 mil quilos de sementes de arroz e milho para plantio nas aldeias. As sementes foram doadas através do Programa de Distribuição de Sementes Panela Cheia, implementado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural, que tem como objetivo garantir mais comida para as famílias de agricultores familiares e dos povos indígenas em Mato Grosso.

As sementes serão distribuídas conforme a necessidade e a área para plantio de cada aldeia das reservas Aripuanã, onde vivem os cintas-larga, em Juína; Arara do Rio Branco; em Aripuanã; Japuíra, em Juara; Escondido e Erikbaktsa, em Brasnorte e Cotriguaçú, respectivamente. As sementes foram entregues na última sexta-feira (22.10) aos chefes de posto da aldeia Serra Morena, Valdenilton Evangelista de Souza, e a José Carlos dos Santos, da reserva Arara do Rio Branco.

"Essas sementes são um ponto de apoio que vão auxiliar os índios na produção de alimentos para o sustento de centenas de famílias e também para gerar renda nas aldeias", afirmou José Carlos. Na reserva dos araras, próxima ao Município de Aripuanã, vivem aproximadamente 290 índios, distribuídos em 9 aldeias. A produção de farinha é um dos principais meios de sustento das famílias indígenas. Próximo ano, os índios pretendem plantar 80 hectares de mandioca.

Na aldeia Serra Morena, onde vivem cerca de 300 cinta-larga, espalhados em 40 aldeias em uma área de 147 mil hectares em Juína, os índios pretendem implantar com auxílio técnico da Empresa Mato-grossense de Pesquisa e Extensão Rural (Empaer) uma estação de piscicultura. O chefe de posto, Valdenilton Souza, explica que, além do plantio, que será facilitado com a doação das sementes, os índios também querem começar a produzir alevinos.

"É um projeto que eles já conheceram em Livramento e até o final do ano eles farão um curso para saber melhor como montar um viveiro de peixes e com isso melhorar a qualidade de vida nas aldeias", ressaltou.

O superintendente de Políticas Indígenas do Estado, Idevar Sardinha, destaca a ação como mais um avanço que o Governo promove junto aos povos indígenas, com a intenção de proporcionar melhor qualidade de vida. "Aos poucos estamos conseguindo fazer com que todos os povos possam viver com mais dignidade, criando alternativas de desenvolvimento para os índios", finalizou Sardinha.

PANELA CHEIA - São quase 300 toneladas de sementes que estão sendo distribuídas gradativamente a 93 municípios do Estado. São 10 mil sacas de milho (200 toneladas) e 4.265 sacas de arroz (176,6 toneladas) além de 189 quilos (Kg) de hortaliças, volume suficiente para o plantio de cerca de 15 mil hectares.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.