VOLTAR

Programa Lixo Zero do Acre Solidário é apresentado em congresso internacional

Notícias do Acre http://www.agencia.ac.gov.br/
Autor: Rose Farias
07 de Jun de 2018

A primeira-dama Marlúcia Cândida participa do Congresso Internacional Cidades Lixo Zero em Brasília, de 5 a 7 deste mês, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, como convidada do Instituto Lixo Zero Brasil. O evento apresenta como tema: "O futuro, literalmente, passa por suas mãos todos os dias".

Na quarta, 6, Marlúcia apresentou em uma das plenárias o programa Lixo Zero - Põe a Mão na Consciência, iniciativa coordenada pelo Acre Solidário e cuja proposta é promover a discussão e reflexão sobre o conceito lixo zero.

Com um auditório lotado, em sua apresentação Marlúcia falou das ações desenvolvidas com o programa no Acre citando a política de desenvolvimento sustentável desenvolvida pelo governo do Estado.

"Criamos as reservas extrativistas e ajudamos as populações tradicionais a terem uma melhor condição de vida, com a floresta em pé e geração de renda. Mas precisamos como cidadão fazer o papel de cuidar cada um de seu resíduo. Ao visitar uma aldeia devemos ficar atento ao que levar, cuidar e trazer de volta. Para os indígenas o que interessa é a troca de conhecimento. É uma honra para o governo do Acre e Acre Solidário ver um pequeno projeto como o Lixo Zero, que surgiu da ideia de algumas pessoas, fazer parte de um grande auditório de um evento internacional. A campanha saiu do Acre, ganhou corpo e atingiu seu objetivo. Temos muita coisa a realizar e faremos melhor em parceria", disse.

A primeira-dama fez referência ao legado de Chico Mendes em sua apresentação e ao final citou uma de suas frases. "Há 20 anos nos inspiramos em Chico Mendes e cuidamos para manter vivo o seu legado. Esse ano completa 30 anos de sua morte, mas preferimos dizer legado. Chico é um símbolo de resistência na luta em defesa do meio ambiente e da sustentabilidade no mundo".

Sobre o Lixo Zero - Põe a Mão na Consciência

Criado em 2016, o programa busca conscientizar e sensibilizar sobre as práticas de descarte de resíduos sólidos mais sustentáveis; mostrar seu reaproveitamento como matéria-prima na fabricação de novos produtos e os impactos causados ao meio ambiente pelo seu uso inadequado.

Várias ações foram desenvolvidas como oficinas com produtos recicláveis, de resíduos transformados em objetos de arte; coleta seletiva na administração pública e campanhas de reciclagem em eventos de grande porte.

O Congresso conta com a participação de especialistas nacionais e internacionais em resíduos sólidos, empresários líderes em seus setores, gestores e governança de cidades que implementaram o programa Lixo Zero e que já apresentam resultados consistentes.

O evento apresenta palestras, painéis, workshops e exposição com oportunidades de intercâmbio de conhecimentos e experiências.

Outras práticas do Acre estiveram na programação do congresso. Lideranças de povos indígenas, Txana Ixa (Huni Kuin) e Batxô (Yawanawa) palestraram sobre o reaproveitamento dos resíduos em suas aldeias, além de Itamara Souza, da Cooperativa de Catadores do Acre (Catar), com o projeto Aldeia Lixo Zero, lançado no evento.

A iniciativas apresentadas marcaram o lançamento do Projeto Amazônia Lixo Zero, coordenado por Gustavo De Lima do Instituto Lixo Zero Brasil. Um dos parceiros é o Instituto Txai no Acre coordenado por Txai Macedo e Renata Reluz.

Projeto Amazônia Lixo Zero

Tem como objetivo beneficiar as populações que habitam as florestas e urbanas com os conceitos e práticas atuais para o bom encaminhamento de seus resíduos diários.

Durante o evento foi anunciado o Congresso Internacional Amazônia Lixo Zero. O evento ocorrerá no Acre em 2019, em território indígena com apoio do Acre Solidário.

"Estaremos com o Acre Solidário em todas as iniciativas do Lixo Zero apoiando e trocando conhecimento e tecnologia. Agrademos muito a participação da Marlúcia no evento, pois tivemos a oportunidade de mostrar as práticas que o povo da floresta está realizando", disse Gustavo De Lima, coordenador do Projeto Amazônia Lixo.

http://www.agencia.ac.gov.br/programa-lixo-zero-do-acre-solidario-e-apr…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.