VOLTAR

Programa de Gestão para Resultados capacita técnicos da Sedam

SEDAM/RO - www.sedam.ro.gov.br
06 de Mai de 2009

Capacitar os gestores de Unidades de Conservação visando melhorar a qualidade do atendimento aos cidadãos que utilizam os benefícios dos parques estaduais.

Esse é o principal objetivo do Programa de Gestão para Resultados, que irá ensinar como funcionam as ferramentas do Gespública e sua aplicabilidade nos órgãos ambientais, possibilitando expandir para as outras unidades de conservação. O curso teve início na manhã de segunda-feira, dia 4 e vai até o dia 8, no SEBRAE.

O Programa de Gestão para Resultados foi elaborado pela equipe do Consórcio Brasileiro para Excelência em Unidades de Conservação (NEXUCS) em parceria com a Cooperação Técnica Alemã - GTZ para atender às necessidades da Secretaria de Biodiversidade e Florestas do Ministério do Meio Ambiente na implementação do Programa de Áreas Protegidas da Amazônia - ARPA.

De acordo com a técnica da Sedam, Juciley Cândido, ao todos estão sendo capacitados 28 técnicos gestores de Unidades de Conservação da Amazônia, tanto estaduais, quanto federais. Foram selecionadas seis unidades de conservação de proteção integral, duas de uso sustentável e ainda a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental - SEDAM, conforme os critérios estabelecidos em edital pela Unidade de Coordenação do Programa (UCP) ARPA e também considerando a proximidade de algumas unidades e a sua relevância para o Programa.

Inicialmente, segundo o secretário da Sedam, Cletho Muniz de Brito, quatro estados foram contemplados. Em Rondônia foram selecionados o Parque Nacional Serra da Cutia, Parque Estadual Corumbiara e a Reserva Biológica Jaru. Em Roraima fazem parte do Programa a Estação Ecológica Maracá e o Parque Nacional Viruá. No Amazonas foram selecionadas a Reserva Biológica Uatumã e Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uacarí e no Acre a Reserva Extrativista Cazumbá Iracema.

Para finalizar, Brito enfatizou a importância do Programa para Rondônia afirmando que as ferramentas do Gespública irá possibilitar o aprendizado e aplicação de conhecimentos adequados a um gerenciamento competente das unidades de conservação, garantindo o cumprimento dos seus objetivos conforme previstos no Sistema Nacional de Unidade de Conservação- SNUC.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.