VOLTAR

Programa Agentes Ambientais Voluntários realiza oficina de capacitação na RDS de Amanã

SDS/Ceuc - www.ceuc.sds.am.gov.br
Autor: Daniela Feitosa
01 de Ago de 2010

O Programa Agente Ambiental Voluntário (AAV), promovido pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SDS), por meio do Centro Estadual de Unidades de Conservação (CEUC) realiza, no período de 25 de julho a 5 de agosto, a Oficina de Capacitação na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Amanã, no município de Maraã, ( a 523 quilômetros de Manaus).

Durante cinco dias de evento serão realizadas palestras abordando conceitos básicos de ecologia e meio ambiente; legislação ambiental; combate as queimadas; fauna e flora; pesca; ações de fiscalização, condutas e posturas; educação ambiental em Unidades de Conservação e estudos da Resolução n02 AAV.

De acordo com o coordenador do CEUC, Domingos Macedo, o programa AAV permite que as atividades de gestão nas UCs sejam mais participativas e integradas com a comunidade. "O programa possibilita a disseminação da educação e conscientização acerca da proteção e conservação das Unidades aos comunitários", acrescenta o coordenador.

Nas oficinas de sensibilização, realizadas em abril e maio deste ano, pelo Programa AAV no município, foram mobilizadas 15 pessoas das 16 comunidades da RDS para participarem do evento. Para Márcio Bentes, técnico do CEUC, é um grande desafio a realização das oficinas, pois a RDS de Amanã conta com um extenso número de comunidades que se localizam distantes umas das outras. "Esperamos cumprir com o objetivo de desenvolver uma agenda de trabalho, para o período de três meses, que serão posteriormente monitoradas por técnicos do CEUC e as próprias comunidades", ressalta Bentes.

Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Amanã

A Reserva de Desenvolvimento Sustentável de Amanã foi instituída, por meio do decreto n 19.021 em 1998, com uma área de 2.313.000,00 hectares, localizada nos municípios de Barcelos, Coari, Codajás e Maraã. Cerca de 2.358 moradores, distribuídos em 491 famílias vivem das atividades de agricultura (farinha, banana), pesca, e atividades extrativistas, principalmente a castanha.

http://www.ceuc.sds.am.gov.br/component/content/article/42-destaques/27…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.