VOLTAR

Professores indígenas recebem capacitação na própria comunidade

Boa Vista News-Boa Vista-RR
14 de Out de 2005

Técnicos e professores do Núcleo de Educação Indígena, da Secretaria de Educação estão percorrendo, desde a segunda-feira (10) todas comunidades indígenas da região Norte do Estado. O objetivo é promover encontros e oficinas pedagógicas para professores indígenas do Ensino Fundamental da rede pública de ensino. Ao todo serão mais de 120 horas de treinamento.

O programa é faz parte da Formação Continuada direcionada aos docentes indígenas e pretende atingir 240 professores de 1o a 4o séries que atuam nas comunidades indígenas da Região do Amajari, São Marcos, Região das Seras e Taiano.

A primeira turma é composta por 37 professores da Região do Amajarí. As aulas iniciaram na segunda-feira, 10 e encerram no próximo dia 22 de outubro. A Escola Estadual Indígena Santa Luzia, na região de Três Corações está servindo com escola-pólo de treinamento.

A segunda comunidade a receber a equipe de profissionais é a Região de São Marcos. O curso está previsto para iniciar no dia 25 de outubro, e irá atender a 70 professores divididos em duas turmas. No dia 16 de outubro, os professores da Região das Serras receberão o treinamento. As aulas serão ministradas no Centro Indígena Mirikyo Macuxi. 73 professores participarão das oficinas.

As atividades serão encerradas com os 60 professores na Região do Taiano e São Marcos, na Escola Estadual Hemenegildo Sampaio. O curso encerra no dia 04 de dezembro.

Para a coordenadora do NEI, Natalina Messias, a proposta do curso é oferecer um espaço de discussões onde os professores busquem a construção da identidade do profissional que atua com educação indígena. "Isso é conquistado através análises e debates sobre currículo no contexto da educação escolar indígena como também sobre a prática pedagógica", salientou.

As aulas estão sendo ministradas pelas professoras Maria Edna de Brito e Andréia Sousa Silva. Entre os temas abordados estão a metodologia do ensino de matemática para séries iniciais do Ensino Fundamental, metodologia de alfabetização em língua portuguesa e línguas indígenas e fundamentos conceituais e legais da Educação Escolar Indígena.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.