VOLTAR

Professores indígenas discutem ações para o segundo semestre

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br/
30 de Jul de 2009

Será realizado amanhã, sexta-feira (31), pela Prefeitura de Boa Vista, um encontro com os professores que atuam na área indígena de Boa Vista. A reunião faz parte do trabalho de formação continuada na educação e tem como objetivo discutir a proposta de trabalho para o segundo semestre do ano letivo.

A expectativa é reunir 28 professores que atuam nas onze comunidades indígenas atendidas pela Prefeitura. Segundo a coordenadora da Educação Indígena em Boa Vista, Cristiana Vicente, o momento será importante para a apresentação de sugestões de trabalhos que possam ser desenvolvidas com os alunos até o final do ano letivo.

"Este momento é importante, porque estamos retomando as atividades e, além de iniciar novos projetos, precisamos garantir a continuidade do trabalho realizado com os nossos alunos", explicou a coordenadora.

No total, a Prefeitura atende a 276 alunos indígenas nos seguimentos da educação infantil, primeiros anos do ensino fundamental e em turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cristiana destacou também que a Prefeitura está trabalhando na elaboração da proposta pedagógica da Educação Indígena, que deverá ser concluída em 2010.

"Além das disciplinas comuns do currículo escolar, também priorizamos o ensino da língua materna, preservando os valores culturais dos povos indígenas. A Prefeitura também está trabalhando para melhorar a infra-estrutura da rede de ensino, construindo novos prédios que vão oferecer mais conforto as nossas crianças e professores", disse.

Até o próximo ano, três novas escolas serão construídas na área indígena de Boa Vista. As comunidades beneficiadas com as obras serão Serra da Moça, Vista Alegre e Lago Grande.

Na comunidade de Serra da Moça as obras já começaram. Será construída uma escola com duas salas de aula, área administrativa, copa, pátio e laboratório de informática. O processo de licitação para os dois outros prédios está em andamento.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.