VOLTAR

Professores indígenas bloqueiam BR-174

Folha de Boa Vista - www.folhabv.com.br
17 de Jun de 2008

Cerca de 500 professores ligados à Organização dos Professores Indígenas (Opirr) bloquearam ontem pela manhã a BR-174, próximo à entrada da comunidade indígena Entroncamento, sentido Pacaraima. A interdição da rodovia com pedras e galhos ocorreu por volta das 9h e encerrou às 11h30. A informação foi confirmada pela Força Nacional de Segurança.

Desde domingo, cerca de 300 índios do CIR realizam um festejo cultural para marcar a criação oficial da comunidade 10 Irmãos e em manifesto contra o tiroteio que deixou 10 índios feridos, após a invasão da propriedade do rizicultor e prefeito de Pacaraima, Paulo César Quartiero (DEM), no início de maio.

A OPIRR também realizou ontem um evento nas comunidades indígenas Boca da Mata, no Município de Pacaraima, e em Boa Vista, na comunidade Campo Alegre. O manifesto, determinado como o Dia de Apoio aos Povos Indígenas da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, teve como tema: "O direito de ter a nossa terra é o direito de ter a nossa vida e a nossa educação escolar diferenciada".

De acordo com o delegado de Pacaraima, Temair Siqueira, foi enviada ao local do bloqueio uma equipe de policiais, mas não foi registrado nenhum incidente.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.