VOLTAR

Professores da educação indígena participam de formação no Pará

Funasa - http://www.funasa.gov.br:8080/siscanot/noticias/not_2010/not.php?cod=84
28 de Jan de 2010

Cerca de 410 professores indígenas e não índígenas, técnicos e gestores municipais, participam do Curso de Formação de Professores e Profissionais de Serviço e Apoio Escolar de Educação Indígena, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério da Educação (MEC).

Ao longo do treinamento, estão sendo discutidas as políticas de educação escolar indígena executadas no Estado do Pará e nos municípios. Durante a capacitação, a Coordenação Regional da Funasa no Pará (Core/PA) prestará atendimento especializado para garantir a saúde dos participantes do evento.

A abertura aconteceu na manhã desta segunda-feira (25), no auditório do Parque dos Igarapés, em Belém, com a presença de diversas lideranças indígenas, integrantes das secretarias Municipais de Educação, e da coordenadora de Educação Escolar Indígena da Seduc, Puyr Tembé.

Vários temas sobre a educação serão debatidos na formação, onde também os participantes vão elaborar um documento para ser entregue no Conselho Estadual de Educação, mostrando a realidade das escolas indígenas no estado.

"É importante que todos tomem conhecimento da realidade da educação indígena e procurem melhorar através de discussões para que haja formalidade da educação, de todos os direitos e garantias específicas à educação escolar indígena, que muitos não têm conhecimento", explicou a coordenadora de Educação Escolar Indígena da Seduc, Puyr Tembé.

O Curso tem como objetivo estabelecer uma linha de trabalho para que todos os municípios conheçam o rendimento das escolas indígenas e também para criar estratégias de ensino para os municípios. "Estamos tendo a oportunidade de pegar mais experiências e várias informações que serão importantes para o nosso município", disse Marlene, professora Tembé.

A formação acontece até o dia 5 de fevereiro, com a participação dos povos indígenas de 22 municípios do Pará - os Wai Wai, Kaiapó, Kyikatêjê, Tembé, Hyikaryana, Katuena, Mawayana, Wayana, Tupaiu, Borari, Munduruku, Arapiy, Parkatêjê e Suruí.

Publicado em 28/01/2010 às 16h49.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.